Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Sistemas que dão acesso a informações agrometeorológicas e informatizam as atividades no campo estão entre os destaques que a Embrapa Informática Agropecuária demonstrará na 16ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Agrotins. Esta edição, que será realizada de 3 a 7 de maio, em Palmas/TO, terá como tema "Tecnologia a Favor do Homem e da Natureza”.

Os sistemas Agritempo, Invernada e SATVeg, além dos serviços Ageitec, Infoteca-e e Sabiia serão apresentados aos visitantes pela pesquisadora Junia Rodrigues de Alencar, da Embrapa Informática Agropecuária. No estande da Embrapa ainda serão mostrados o Sisla, o Planeja e o Siageo. E no dia 4, às 15 horas, Junia apresenta a palestra "Site da Embrapa com acesso gratuito à informação técnico-científica para a agricultura", no auditório 2 do Pavilhão Central.

O Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo oferece informações meteorológicas e agrometeorológicas que orientam produtores rurais de diversos municípios e estados brasileiros, incluindo mapas de monitoramento, previsão e índices de seca e de chuva. O sistema, disponível gratuitamente na internet, possui uma versão para dispositivos móveis com plataforma Android.

Também estará no estande o sistema Invernada, que fornece apoio ao planejamento da produção de bovinos de corte. A ferramenta permite simular e comparar diferentes opções de manejo, como pastejo exclusivo, pastejo com suplementação e confinamento. Já a tecnologia SATVeg (Sistema de Análise Temporal da Vegetação) possibilita que o usuário observe o comportamento da vegetação na superfície terrestre ao longo do tempo, com base em imagens de satélites.

Os programas Ageitec (Agência Embrapa de Informação Tecnológica) e Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) dão acesso ao conhecimento e às informações tecnológicas gerados pela Embrapa e instituições parceiras, podendo ser usados por pesquisadores, estudantes, técnicos agrícolas e produtores rurais. O Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura) organiza materiais científicos sobre agricultura, incluindo publicações completas de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Usado principalmente por gestores, fiscais ambientais, empreendedores e consultores, o Sisla (Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental) torna os pedidos e as análises dos processos de licenciamento ambiental mais ágeis e seguros. Já o Siageo (Sistema Interativo de Análise Geoespacial da Amazônia Legal) disponibiliza informações sobre o uso da terra, potencialidades produtivas e áreas de proteção, servindo de suporte ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

Com o objetivo de organizar dados agrícolas e informações socioeconômicas dos municípios brasileiros, o Planeja (Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal) auxilia agentes públicos e privados no planejamento de atividades agrícolas, na análise de oportunidades e ameaças, e na formulação de políticas de financiam