Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior

Foto: Manoel Junior

A 16ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016) já começou, e este ano, o Estande de Flores Tropicais traz novidades com a comercialização de arranjos florais frontais e redondos. Além de exóticas e de maior durabilidade, as flores e folhagens tropicais são excelentes opções para presentear as mamães, no próximo domingo. A Feira teve início nesta terça-feira, 3, e prossegue até sábado, 7, das 9 às 17 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional. A entrada é gratuita.

Os arranjos frontais e redondos é uma nova técnica atendendo às expectativas do consumidor e as necessidades do ambiente a ser decorado.  O estande é um espaço exclusivo destinado à exposição e à comercialização.

São helicônias, bastão do imperador, folhagens ornamentais, alpínias, antúrios e marantas encantam os visitantes. O Tocantins apresenta um grande potencial para a produção destas espécies devido às condições favoráveis de solo e clima. Durante a Agrotins, os visitantes interessados podem comprar flores a partir de R$ 3,50 até R$ 25,00 os arranjos mais elaborados, ou sob encomenda.

De acordo com a presidente da associação de produtores de folhagens e flores tropicais, Aline Yamara, as flores duram de 7 a 10 dias e não necessitam de muitos cuidados. “Elas precisam de água limpa e o caule deve ser cortado em dias intercalados, assim as flores duram dias”, explicou.

Os arranjos podem ser feitos em casa a um custo econômico porque utilizam poucas flores e folhagens, segundo Aline Yamara. “As flores tropicais não podem ter muita mistura porque já são exuberantes. Com poucas flores dá pra fazer um arranjo legal”, comenta.

Ainda de acordo com Aline, são 25 associados, entre viveiristas e produtores de flores tropicais, que expõem também na Central de Flores, no estacionamento da feira coberta da 304 Sul.

Flores do Deserto

Outra novidade, este ano, são as flores do deserto, de beleza rara e grande resistência. Para os interessados em adquirir os arranjos e flores tropicais, o estande está localizado, ao lado do Pavilhão Institucional.

Feira

Com o tema “Tecnologia a favor do homem e da natureza”, a Agrotins 2016, busca fomentar o agronegócio com a transferência de tecnologias, por meio de palestras, cursos, dinâmicas de máquinas e vitrines tecnológicas. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e suas vinculadas Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins no endereço eletrônico www.agrotins.to.gov.br.