Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Elmiro de Deus

Foto: Elmiro de Deus

Dezenas de ônibus trazendo caravanas de agricultores familiares, dos municípios de Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois e Barrolandia, chegaram na manhã de hoje, ao Centro Agrotecnológico de Palmas para participar das Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2016). As Caravanas estão sendo recebidas por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), responsáveis em articular a mobilização dos participantes.

Os participantes estão sendo recebidos no espaço das Caravanas e antes de entrarem na Feira, serão acompanhados e orientados por estagiários para participarem das Unidades Demonstrativas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Área de Fruticultura da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). Depois terão algumas horas para conhecerem a Feira de acordo com a gerente de Associativismo e Cooperativismo da Seagro, Sandra Correia.

As caravanas de agricultores são compostas por membros de associações, cooperativas e comunidades agrícolas. Na Feira os produtores terão a oportunidade de participar de palestras técnicas, clínicas tecnológicas, dia de campo, minicursos, dinâmicas, dentre outras atividades, de acordo com a área de interesse de cada um.  

O produtor rural do município de Guaraí, Valdivino Gonçalves, desenvolve as atividades de avicultura e suinocultura.  Ele participa da feira desde 2005 e veio à Agrotins 2016 com interesse de participar de palestras relativas às suas atividades.

 A agricultora familiar do Assentamento 25 de julho, município de Barrolandia, Marilene Gomes participa pela primeira vez e conta que veio para obter informações nas palestras para melhorar sua produção de frutas.

Esse ano, agricultores familiares dos 139 municípios tocantinenses vão participar da Feira As visitas das caravanas acontecem entre os dias 03 a 06 de maio. Em 2015 o público visitante foi de mais de 100 mil pessoas, sendo que somente através das caravanas foram mais de dois mil agricultores das pequenas comunidades, assentamentos rurais e colônias de pescadores vindos dos 139 municípios do Estado.

Agrotins

A Agrotins prossegue até o dia 7 de maio, das 9 às 17 horas e é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins).