Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Fórum será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães

Fórum será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Fórum será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães Fórum será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães

Autoridades e agricultores dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia estarão reunidos, no dia 24 de maio, para participar do Fórum “ Matopiba: potencialidades e desafios” que será realizado na Bahia Farm Show no município de Luís Eduardo Magalhães. O fórum será transmitido, ao vivo, pelo Canal Rural e abre a programação de cursos, debates e palestras da Feira.

A atividade agrícola tem se expandido rapidamente no Matopiba e, segundo uma projeção feita pelo Ministério da Agricultura, até 2022, a região terá um total de 10 milhões de hectares plantados, o que representará 16,4% da área plantada no país e deverá produzir entre 18 a 24 milhões de toneladas de grãos, um aumento médio de 27,8%. Mas apesar das boas perspectivas, a região enfrenta sérios problemas de falta de infraestrutura e de uma logística eficiente. “A nossa logística aumentou o valor nos últimos anos. As ferrovias estão abandonadas e os portos lotados. Precisamos unir forças para melhorar a logística da região e trazer desenvolvimento para todos”, disse o presidente da Bahia Farm Show, Júlio Cézar Busato.

Com terras planas e uma agricultura altamente mecanizada e tecnificada, a região também tem como desafio promover o aumento de produtividade através de pesquisa, inovação e sustentabilidade ambiental e social.

Estes e outros assuntos serão debatidos durante o Fórum pelo presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato; pelo secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), André Nassar; pelo coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa (Gite), Evaristo de Miranda; pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen e pelo presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Celestino Zanella.

O secretario estadual da Agricultura, Vitor Bonfim, representará a Bahia e o superintendente de Agronegócio, Christopher Amorim, representará o Piauí.

O Fórum será transmitido, ao vivo, pelo Canal Rural a partir das 14h, nos canais NET 185, Sky 159, Claro 185, Oi TV 179, além das parabólicas digitais e analógicas. O evento é gratuito e tanto a platéia quanto os telespectadores de qualquer parte do país poderão enviar perguntas pelo Whats App do Canal Rural através do número (11) 98524-0073. A apresentação será do jornalista Márcio Fernandes, âncora do Rural Notícias, principal telejornal da emissora.

A Bahia Farm Show acontece de 24 a 28 de maio no município de Luís Eduardo Magalhães (BA). O evento é realizado pela Aiba e tem o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Coelba, Desenbahia, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado e Governo Federal.