Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Cultura da mandioca é uma das abordagens de jornada tecnológica, que acontece neste final de semana em Pedro Afonso

Cultura da mandioca é uma das abordagens de jornada tecnológica, que acontece neste final de semana em Pedro Afonso Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cultura da mandioca é uma das abordagens de jornada tecnológica, que acontece neste final de semana em Pedro Afonso Cultura da mandioca é uma das abordagens de jornada tecnológica, que acontece neste final de semana em Pedro Afonso

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coopa), realizará no próximo sábado, 14, a 2ª Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola, na Fazenda São João, em Pedro Afonso, região central do Estado. No evento, são esperados 200 pessoas de oito municípios, entre acadêmicos, produtores e técnicos agrícolas.

No dia de campo, os participantes vão conhecer as tecnologias focadas na produção de banana, abacaxi, maracujá, mamão e mandioca. No local, cada cultura terá o seu estande, com enfoque específico, sendo ministradas palestras com especialistas na área da Seagro e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Barbosa, essa será uma ação voltada para o fomento à produção de frutas e mandioca, direcionada especialmente para o pequeno e médio produtor rural. “A intenção é proporcionar, aos produtores, a transferência de tecnologias destas culturas, agregando valores e, ao mesmo tempo, impulsionar a produção desta região que é potencialmente rica para a produção de frutas e mandioca”, argumentou.

O evento terá também a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do Sistema das Organizações das Cooperativa do Brasil no Tocantins (OCB/TO), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e demais parceiros.

Programação

8 horas: Estação 1 – Inscrição dos participantes

8h30: Estação 2 – Potencialidades da cultura do mamão

 Palestrante: Dr. Tulio Rafhael de Pádua, Embrapa Mandioca e Fruticultura

9 horas: Estação 3 – A cultura do maracujá

 Palestrante: Dr. Raul Castro Carrielo Rosa, Embrapa Agrobiologia

9h30: Estação 4 – A cultura da abacaxicultura em Pedro Afonso

Palestrante: Eng. Agrônomo Genebaldo Barbosa de Queiroz, Seagro

10 horas: Estação 5 - Cultivares de banana e seu potencial produtivo

Palestrante: Dr. Zilton José Maciel Cordeiro, Embrapa Mandioca e Fruticultura

10h30: Estação 6 – Ações do Reniva na região de Pedro Afonso

Palestrante: Dr. Aristósteles Pires de Matos e MSC. Alexandre Aires de Freitas - Embrapa Pesca e Aquicultura.