Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Welcton de Oliveira

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e do Ministério Público Estadual (MPE) estiveram reunidos na tarde desta última segunda-feira, 16, para alinhar as ações dos dois órgãos em relação ao controle do Mormo no Estado. O presidente da Adapec, Humberto Camelo disse que o encontro entre os dois órgãos foi fundamental para a tomada de decisões conjuntas de maneira que preserve a sanidade equídea do estado. “Estabelecemos neste encontro uma parceria de informações entre a Adapec e o Ministério Público Estadual, com o objetivo de preservarmos o nosso status sanitário e controlar o avanço desta doença”, ressaltou o presidente, acrescentando que o MPE é um órgão fundamental neste controle.

Durante a reunião, o presidente da Adapec, Humberto Camelo, entregou ao Produrador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, cópia da Portaria/Adapec nº 179/2016 que passa a proibir qualquer aglomeração de equídeos nos municípios de Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins, onde foram registrados e confirmados focos de Mormo, bem como nos municípios limítrofes a estes: Gurupi, Dueré, Figueiropolis e Araguaçu.

A vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, fez uma apresentação sobre o que é o Mormo e o atual cenário da doença no Tocantins, bem como as ações que a Agência vem tomando para o controle da zoonose. Ela pontuou que a Agência tem cumprindo rigorosamente todos os procedimentos previstos nas legislações sanitárias e que já foram realizados 755 exames em animais em 52 propriedades e 24 animais positivos sacrificados.    

A coordenadora do Centro Operacional de Apoio às Promotorias do Consumidor, promotora de Justiça da Saúde Pública de Araguaína, Araína D'Alessandro, destacou que as tomadas de decisões do MP relativas ao Mormo serão feitas com base nos diagnósticos e amparo técnico da Adapec. “Esta reunião contribuiu bastante para obtermos mais informações sobre esta doença e como está sendo feito o trabalho de controle por parte da Adapec”, disse a Promotora de Justiça.

Também participaram da reunião a coordenadora do Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania, promotora de Justiça da Saúde e Meio Ambiente de Colinas do Tocantins, Thaís Cairo e o Assessor Jurídico da Adapec, Francisco de Assis.