Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Cidadão Kane

Foto: Cidadão Kane

O CineSesc Palmas e Gurupi apresentam a mostra de cinema Mr. Faker — Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema. Serão 11 filmes desse enfant gâté do cinema norte-americano: Cidadão Kane, Soberba, O estranho, A dama de Shanghai, Macbeth, Grilhões do passado, A marca da maldade, O processo, Falstaff — o toque da meia-noite, Verdades e mentiras e Dom Quixote. A mostra Mr. Faker começa no dia 19 de maio e vai até 26 de junho nos cinemas de Palmas e Gurupi. A entrada é gratuita.

Orson Wellles (1915-1985) ainda hoje é figura singular e polêmica na história do cinema. Por ter uma personalidade provocadora, teve sua carreira associada a uma filmografia produzida com muitas dificuldades. Hoje é impossível dissociá-lo da própria história: homem, cineasta e ator se confundem com seus personagens.

O traço que une os filmes de Welles é a ânsia de liberdade e a abominação pelo conservadorismo e pelo servilismo humano. Ao trabalhar em um universo tão movediço, Welles optou por ser um “impostor”, não em um viés criminoso, mas para nos fazer ver que tudo o que envolve o humano é sujeito à manipulação.

Welles utilizou os recursos de câmera para fazer filmes de visual incomparável, com ângulos surpreendentes e narrativas inovadoras. Em 1941, ao realizar seu primeiro filme, Cidadão Kane, concebeu-o como seu manifesto inconteste e o inscreveu entre as obras máximas já realizadas na história do cinema.

Ao abrir espaço para esse singular cineasta em sua programação, o Sesc oferece ao público mais uma oportunidade de encontro com obras clássicas que até hoje conseguem dialogar vigorosamente com nosso mundo.

A mostra Mr. Faker começa no dia 19 de maio e vai até 26 de junho no CineSesc Palmas e Gurupi.

Neste fim de semana estarão em cartaz os filmes Verdades e Mentiras, Cidadão Kane, Grilhões do passado, Macbeth1948, Falstaff e O Estranho.

Confira os filmes do primeiro fim de semana da mostra Mr. Faker:

1 - Verdades e mentiras

F for Fake, 1973 | 89 min | Color | Legendado

Elenco: Orson Welles, Oja Kodar, Joseph Cotten

Em documentário sobre falsificação, Orson Welles foca no notório falsificador de obras de arte Elmyr de Hory e no seubiógrafo, Clifford Irving, também acusado de escrever a fraudulenta autobiografia do famoso magnata Howard Hughes. Durante o enredo, Welles também fala de sua carreira, mencionando o famoso caso da falsa invasão marciana.

Datas e horários:

CineSesc Palmas: 19/05 – 19h
CineSesc Gurupi: 20/05 – 16h

2 - Cidadão Kane

Citzen Kane, 1941 | 119 min | P&B | Legendado

Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ray Collins

Um grupo de repórteres tenta decifrar a última palavra dita pelo magnata do jornalismo Charles Foster Kane. Diversas notícias sobre a vida de Kane começam a ser publicadas, desde a sua infância pobre até a construção de seu império.

Datas e horários:

CineSesc Palmas: 21/05 – 16h

CineSesc Gurupi: 20/05 – 19h

3 - Grilhões do passado

Mr. Arkadin, 1955 | 93 min | P&B | Legendado

Elenco: Orson Welles, Patricia Medina, Michael Redgrave

O contrabandista Guy Van Stratten deixa uma prisão italiana selembrando das palavras de um moribundo sobre a riqueza e o mistério de Gregory Arkadin. Guy se aproxima da amada filha de Arkadin a fim de investigar a vida do homem misterioso. Incomodado com a presença do contrabandista, Arkadin declara ter amnésia sobre o que se passou com ele antes de 1927, levando Guy a investigar seu desconhecido passado.

Datas e Horários:

CineSesc Palmas: 21/05 – 19h

CineSesc Gurupi: 21/05 – 16h

4 - Macbeth1948 | 89 min | P&B | Legendado

Elenco: Orson Welles, Jeanette Nolan, Dan O’Herlihy, Rody McDowal

Macbeth é um nobre e ambicioso escocês. Três bruxas profetizam sua ascensão a duque e, em seguida, rei da Escócia. Quando se torna duque, crê na profecia e arma o assassinato do rei. Logo, torna-se cego pelo poder, o que o leva ao declínio. 

CineSesc Palmas: 22/05 – 16h

CineSesc Gurupi: 21/05 – 19h

5 - Falstaff — o toque da meia-noite

Falstaff, 1965 | 98 min | P&B | Legendado

Elenco: Orson Welles, Jeanne Moreau, Margareth Rutherford

O decadente Sir John Falstaff tem uma vida desregrada junto com seu amigo, o herdeiro do trono da Inglaterra, príncipe Hal (futuro rei Henrique V). A amizade entre os dois é desaprovada pelo rei Henrique IV, que está próximo de seu leito de morte. O filme é inspirado na compilação de trechos da obra de Shakespeare, Henrique IV.

CineSesc Gurupi: 22/05 – 16h

6 - O estranho

The Stranger, 1946 | 95 min | P&B | Legendado

Elenco: Orson Welles, Edward G. Robinson, Loretta Young, Philip Merivale

Um investigador de crimes de guerra viaja aos Estados Unidos para encontrar um agente nazista, que está usando uma identidade falsa. Ele passa a desconfiar do professor universitário da cidade onde continua a investigação, o qual está noivo da filha de um juiz da Suprema Corte.

CineSesc Gurupi: 22/05 – 19h