Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Em uma ação controlada pelas forças de segurança dos agentes penitenciários da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, da Policia Civil e da Polícia Militar (PM), tentativas de rebelião e fugas foram evitadas na noite de domingo, 22, na unidade prisional.

A possibilidade de movimentação interna irregular de detentos na UTPBG foi informada por agentes da Polícia Civil à empresa que operacionaliza a unidade, a Umanizzare, de forma antecipada.

Entretanto, cinco detentos conseguiram serrar a grade da janela da cela 106 do Pavilhão C, onde estavam recolhidos, e ocuparam o telhado da UTPBG, momento este em que os policiais cercaram o presídio e começaram uma varredura interna.

Dois dos cinco presos avançaram para cima dos policiais na tentativa de feri-los com chuchos (facas artesanais), quando foram contidos. Os outros três presos esconderam-se no sistema de ventilação e foram capturados. Toda essa movimentação começou às 20 horas e finalizada às 20h40.

Foram realizadas revistas em todas as celas da unidade prisional e constatado que as de número 105 e 213, que juntas comportavam 12 presos, também estavam danificadas.

Todos os presos responderão criminal e administrativamente, sendo que para os cincos que tentaram se rebelar foi registrado o flagrante e entre as punições previstas pela Lei de Execução Penal (LEP) poderão ter suas penas agravadas, em razão do dano ao patrimônio público.