Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lenna Borges

Foto: Lenna Borges

A equipe técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) percorre as veredas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) para identificar e relacionar os pontos onde tradicionalmente há a produção do capim dourado. O objetivo é elaborar o mapeamento desse patrimônio para facilitar o trabalho de fiscalização e manejo do fogo na unidade.

De acordo com informações da bióloga e supervisora da unidade de conservação do PEJ, Aline Vilarinio Rocha Aires Melo, a ação foi iniciada no último dia, 19, em atendimento a Portaria/Naturatins nº 362/2007. “A fase de levantamento de dados, iniciada neste mês, deve se estender até meados de agosto, deste ano. Esse mapeamento está sendo realizado em veredas que apresentam a produção do capim, conforme apontado pelas comunidades autorizadas a participar da colheita”, esclareceu a supervisora.

O coordenado da equipe de mapeamento e inspetor de Recursos Naturais no PEJ, Ivaldino Menezes, complementou. “Essa também é uma das ações que faz parte do programa do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que busca a redução nos índices de focos de incêndios”, reiterando o inspetor. A equipe também conta com a participação da inspetora de Recursos Naturais no PEJ, Hellen Flávia Teixeira Cunha e do brigadista do MIF, Adiel Ribeiro da Silva, para identificação das áreas.

Portaria

A Portaria/Naturatins nº 362/2007, determina que as coletas do capim só poderão ser efetuadas por associados devidamente credenciados, entidades comunitárias de artesãos e extrativistas residentes nos municípios tocantinenses.