Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As atividades do diagnóstico realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Embrapa Pesca e Aquicultura e parceiros continuam nesta semana, desta terça-feira, 31 até sexta, 3, nos municípios de Xambioá e Araguanã para levantar informações sobre a pesca artesanal tocantinense no Rio Araguaia. Nesta terceira etapa, a equipe de técnicos estará nas colônias de pescadores Z-33, e Z-32, ambas na região do Bico do Papagaio. 

O projeto tem como objetivo conhecer as tecnologias de petrechos de captura; embarcações; forma de pesca e conservação de pescado a bordo ao sistema pesqueiro continental do Rio Araguaia, do lado tocantinense. Segundo o gerente de pesca da Seagro, Thiago Fontolan Tardivo, o levantamento servirá de suporte para ações de politicas públicas do governo do Estado. “Mais uma vez iremos a campo para dar continuidade a pesquisa e conhecer melhor essa atividade pesqueira no Estado, além de buscar as condições para fomentar a pesca tocantinense”, argumentou.

O levantamento é realizado em três fases de atuação: Plano de Gestão; Diagnóstico Participativo e Adaptação Tecnológica. A pesquisa acontece em 14 municípios à beira do Rio Araguaia. O Tocantins possui um total de 7.033 pescadores, em 37 colônias.  A previsão é que a pesquisa seja finalizada, em 2018. 

A pesquisa é resultado do convênio destinado ao projeto “Conhecimento e Adaptação Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Rio Araguaia”. Na pesquisa participam a Seagro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Próximas visitas

As próximas visitas estão previstas para: Lagoa da Confusão e Pium (junho), Araguacema e Santa Fé do Araguaia (julho), Garimpinho, Pau D´arco e Caseara, e por último Formoso do Araguaia (agosto).