Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) em conjunto com a Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Tocantins (NCST/TO), a vice-presidente estadual da Federação dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais (FESEMPRE) e a Associação dos Servidores da Secretaria da Administração (ASSECAD) encaminharam nota à imprensa, manifestando repúdio ao ato de violência praticado contra uma servidora pública, nessa quarta-feira, 1° de junho, em Palmas. "O terrível ato de violência ocorrido na última quarta-feira, dia 1º de junho, em Palmas, quando uma servidora pública teve seu carro furtado e sofreu violência sexual, em plena luz do dia, no centro da Capital". 

A servidora, deixava o seu local de trabalho quando foi interceptada por um criminoso. A servidora foi vítima de roubo e em seguida, de estupro. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a equipe de serviço da PM foi informada pela vítima, de 31 anos, que foi abordada por um cidadão moreno claro, estatura mediana, no estacionamento da Procuradoria Geral, portando uma arma de fogo, determinando que a servidora deslocasse sentido Sul conduzindo o Veículo Chevrolet/Celta de cor predominante Vermelha, Placa de Palmas-TO, onde foram parar em um matagal no setor Lago Sul, no local houve o estupro. 

"Nós, entidades classistas que representamos e lutamos pelas causas dos servidores públicos, estamos estarrecidos e manifestamos nossa indignação, repulsa e repúdio a todo e qualquer ato de violência contra a mulher. O crime ocorrido nesta quarta-feira, em Palmas, traz à tona a falta de segurança com que o tocantinense tem convivido nos últimos anos. São assaltos, roubos e todo tipo de violência que tem gerado pavor no dia a dia da população, principalmente, nas maiores cidades".

É cobrado do Governo do Estado e órgãos de segurança pública, a adoção de medidas efetivas na prevenção e combate à criminalidade. "A população tocantinense não aguenta mais ter que conviver com o medo e o pavor por conta da falta de segurança em nossas cidades". 

Confira abaixo a nota na íntegra. 

Nota de repúdio - violência contra a mulher 

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), em conjunto com a Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Tocantins (NCST-TO), a vice-presidência estadual da Federação dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais (FESEMPRE) e a Associação dos Servidores da Secretaria da Administração (ASSECAD) vêm a público, repudiar o terrível ato de violência ocorrido na última quarta-feira, dia 1º de junho, em Palmas, quando uma servidora pública teve seu carro furtado e sofreu violência sexual, em plena luz do dia, no centro da Capital.

Na ocasião, a servidora, cuja identidade não será divulgada, deixava o seu local de trabalho, quando foi interceptada pelo criminoso. O fato acontece no mesmo momento em que, no cenário nacional, o país inteiro está horrorizado diante do estupro coletivo ocorrido no Estado do Rio de Janeiro, envolvendo uma adolescente de 16 anos e mais de 30 homens.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2015, uma mulher foi estuprada a cada 11 minutos no Brasil, sendo que por diversos fatores, muitas vítimas não chegaram a registrar a ocorrência nos órgãos competentes.

Nós, entidades classistas que representamos e lutamos pelas causas dos servidores públicos, estamos estarrecidos e manifestamos nossa indignação, repulsa e repúdio a todo e qualquer ato de violência contra a mulher. O crime ocorrido nesta quarta-feira, em Palmas, traz à tona a falta de segurança com que o tocantinense tem convivido nos últimos anos. São assaltos, roubos e todo tipo de violência que tem gerado pavor no dia a dia da população, principalmente, nas maiores cidades.

Informamos que estamos acompanhando de perto o caso da servidora e cobrando dos órgãos de Segurança Pública celeridade na investigação. O responsável por este absurdo precisa ser severamente punido.

Aproveitamos ainda para cobrar do Governo do Estado e de todos os órgãos de segurança pública, a adoção de medidas efetivas na prevenção e combate à criminalidade. A população tocantinense não aguenta mais ter que conviver com o medo e o pavor por conta da falta de segurança em nossas cidades.

Palmas Tocantins, 02 de junho de 2016.