Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Elson Caldas

Foto: Elson Caldas

O pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016 dos veículos com placas finais 9 e 0 poderá ser pago em parcela única, com desconto de 10%, até a próxima quarta-feira, dia 15. Atualmente, o Tocantins possui uma frota tributada de 546 mil veículos. Deste total, 105.692 tem vencimento para essa data.

Existe ainda a opção de quitar o tributo em até quatro parcelas, com vencimento da primeira na mesma data da quota única com desconto. Caso prefira pagar em quota única sem desconto, a data limite é 15 de setembro, mesma data em que também vence o licenciamento do veículo.

No dia 15 de junho, vence também a 4ª parcela para placas com finais 3 e 4; a 3ª parcela para placas 5 e 6 e a 2ª para finais 7 e 8.

Para consultar datas de pagamentos, valores ou emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), o contribuinte deve acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), ou procurar uma Agência de Atendimento. Para isso, é necessário ter o número do Renavam e placa do veículo.

O IPVA é calculado de acordo com as alíquotas vigentes no Estado e proporcionais à potência dos veículos, que variam de 1,25 a 3,5%. O montante arrecadado é destinado 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo é cadastrado. A parcela correspondente à quota-parte estadual irá integrar o orçamento anual e será destinada às diversas áreas de atuação do Estado.