Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nessa segunda-feira (20), o presidente do PSDB/TO, senador Ataídes Oliveira,  solicitou empenho para que os municípios do Tocantins sejam contemplados com recursos para manutenção de estradas vicinais e construção de pontes. O ministro prometeu avaliar com cuidado a solicitação do senador e se comprometeu a agendar para breve uma visita ao Tocantins.

“A construção e a melhoria dessas vias de ligação são fundamentais para o escoamento de nossa produção e o desenvolvimento da nossa região, gerando mais emprego e renda para os tocantinenses”, defendeu Ataídes, que também pediu empenho de recursos para construção de feiras cobertas, aquisição de patrulhas mecanizadas, máquinas e equipamentos agrícolas.

Mapito

O presidente do PSDB/TO aproveitou a audiência para reforçar pedido da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) de prorrogação de parcelas relativas aos custeios de safra e investimentos na região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins). O longo período sem chuvas na região, a partir do final de 2015, teve como resultado uma quebra de safra já contabilizada pelo IBGE em 3,6 milhões de toneladas, mais de 50% da produção.

Para Ataídes, o refinanciamento é essencial para que os produtores possam restaurar o equilíbrio econômico na próxima safra e evitar novo processo de endividamento. Blairo Maggi garantiu que o Ministério da Agricultura já está negociando uma solução para o problema.