Nos dias 8 e 9 de julho, a Comunidade Quilombola do Prata, localizada no município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, realizará a 3ª edição da Festa da Rapadura, evento que busca valorizar a cultura tradicional local.
Com o tema “Fortalecimento e Difusão da Tradição Quilombola”, a festa irá apresentar aos visitantes os costumes, saberes, tradições e sabores voltados para a produção artesanal da rapadura e de outros produtos locais. “É uma forma de valorizar a cultura e as tradições que estão aos poucos sendo esquecidas”, afirma Osirene Francisca de Sousa, que é presidente da Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata.
Realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata, o evento conta com diversos parceiros e com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).
Ao todo, 62 famílias moram na Comunidade Quilombola do Prata e vivem basicamente da agricultura familiar e da venda do artesanato em capim dourado. “O objetivo é ajudar no desenvolvimento local, promovendo a comunidade, o que ela produz, e atrair mais turistas para a região”, diz a presidente da associação, reforçando a importância do evento.
Na programação da festa está incluído o acompanhamento do processo de produção de cana, visitação aos atrativos turísticos do Jalapão, rodadas de conversa e apresentações culturais com teatro, desfile, repente e músicas. Ainda, uma feirinha será montada durante o evento para a venda de produtos locais.
A comunidade oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o turismo de base comunitária, no qual os moradores recebem, em suas casas, em acomodações preparadas, os visitantes. Ainda, o Prata possui área de camping que conta com apoio da estrutura da Associação.