Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

As escolas devem ficar atentas à data de referência de matrícula dos alunos para o preenchimento dos formulários

As escolas devem ficar atentas à data de referência de matrícula dos alunos para o preenchimento dos formulários Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira As escolas devem ficar atentas à data de referência de matrícula dos alunos para o preenchimento dos formulários  As escolas devem ficar atentas à data de referência de matrícula dos alunos para o preenchimento dos formulários

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu prazo para o envio de informações para o Censo Escolar 2016. Os dados devem ser encaminhados pelos diretores das escolas públicas, por meio do sistema Educacenso, até o dia 31 de agosto.

O Tocantins conta atualmente com mais de 530 escolas estaduais e conveniadas à rede estadual de ensino. Os dados do Educacenso devem ser cadastrados no sistema eletrônico disponível no site do Inep.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) cumpre o papel de mobilizar e de orientar os gestores escolares para o preenchimento correto dos formulários do Censo. “Todos os anos fazemos esse acompanhamento com as escolas, além de atender os responsáveis pelo cadastramento dos dados quando eles têm alguma dificuldade. Com isso conseguimos fechar praticamente todas as escolas”, relatou o coordenador estadual do Censo Escolar, Osvaldo Dantas.

Ainda de acordo com o gestor, é necessário que os diretores fiquem atentos quanto ao preenchimento correto dos formulários e à data de referência de matrícula dos alunos, dia 25 de maio. “Além de inserir os dados, é necessário fechar o sistema e emitir o recibo de conclusão. Só assim será computado no Educacenso”, frisou.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais nacional, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É a partir das informações coletadas pelo Censo que são formuladas as políticas públicas de educação e executados os programas governamentais da área, além de subsidiar as análises e os estudos sobre as características do ensino básico no Brasil.