Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um movimento de mulheres e mães em prol da instalação de uma UTI pediátrica em Araguaína ganhou um forte apoio na manhã desta segunda-feira, 4. Em audiência com o deputado federal César Halum (PRB-TO) o grupo recebeu a notícia de que o parlamentar alocará R$ 2,5 milhões de emenda individual para a implantação do projeto que contará com 10 leitos de UTI pediátrica.

“Uma cidade de 200 mil habitantes, referência em saúde, infelizmente não possui uma UTI destinada exclusivamente para crianças. Quando acontece algum caso de extrema urgência os pacientes são remetidos à Palmas, sendo necessários gastos com UTI aérea, onde nem sempre são suficientes por conta do tempo e das burocracias. É necessária uma estrutura na cidade para que esse atendimento seja feito com mais rapidez e precisão”, explicou Halum

De acordo com o deputado, nos últimos anos 35 crianças foram transferidas às pressas para Palmas, dessas, 31 foram a óbito. “Elas já se encontravam em condições de vulnerabilidade, ainda pegam uma aeronave, mudança de clima, de aparelho, tudo isso é um fator complicador”.

Ao ter ciência dos casos, Halum ligou imediatamente para o secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Dr. Marcos Musafir, onde elencou os detalhes dos problemas e se prontificou a ajudar na destinação de verba.

“Falei com o Dr. Musafir e vamos trabalhar para resolver. Sabemos que é um tratamento de alto complexidade e que isso é responsabilidade do Estado, mas o município de Araguaína também é parceiro e está sensível a causa”, concluiu.