Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Cleide Veloso

Foto: Cleide Veloso

Na próxima quinta-feira, 14, o Parque Estadual do Cantão (PEC), unidade de conservação administrada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), completa 18 anos de preservação da biodiversidade. A celebração prevista para os dias 15 e 16 de julho tem uma programação com atividades que irão reunir esportistas, ambientalistas e a comunidade local.

A equipe do PEC está recebendo as inscrições para a 1ª Corrida de Canoas Tradicionais do Cantão, que vai distribuir mais de R$ 1.000,00 em prêmios. Outro evento de destaque na programação é o 2º Trail Run do Cantão, uma corrida realizada na Trilha do Ferrugem, que corta o Parque e irá contar com cerca de 150 competidores entre adultos e crianças.

O Gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, falou do objetivo das competições. “Mais que competir, as provas propiciarão aos esportistas a oportunidade de conhecerem algumas riquezas da biodiversidade do Tocantins”, explicou. 

O PEC fica localizado nos municípios de Caseara e Pium a cerca 259,9km de Palmas. Aberto oficialmente ao uso público desde o ano de 2008, conhecido como o Cantão, tem grande potencial turístico, com destaque para as praias dos rios Araguaia e Coco, além de suas trilhas ecológicas.

Inscrições

Os interessados em obter mais informações sobre as competições, as premiações e realizar a sua inscrição, deve entrar em contato através do telefone 63 3379-1438. 

PEC

O Parque Estadual do Cantão foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual 996 e é considerada uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devida a sua grande riqueza biológica. Essa unidade de conservação protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, além da maior população do recém-descoberto boto no Araguaia, o Inia Araguaiensis; da maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, entre outros animais.

Programação

Dia 15/07

Noite

18:30 - Abertura das festividades com a fala da Gerente do PEC e convidados;

19:00 – Briefing da Corrida;(auditório PEC)

19:50 – Palestra - Retrospectiva do Parque - Instituto Araguaia – George

20:50 -  Palestra e observação  com  telescópio- Instituto Araguaia e PEC;

21:30 – Lual – confraternização – Equipe do PEC.

Dia 16/07

Manhã

2º TRAIL RUN DO CANTÃO: Prefeitura de Caseara, Instituto Araguaia, CCtrekking , Agência do Esporte, Scyfra trail Running e Equipe Gustavo Borges;

7:00 –  LARGADA - Corredores do  Cantão infantil:

7:30 – LARGADA -  Categoria  Iniciante e Avançado

8:30 -  Chegada prevista; (teremos tenda de dispersão para os corredores)

8:45 – Devocional - auditório; (equipe do Naturatins e gerente do PEC)

9:00 - Abertura solene; (fala das autoridades, prefeito,presidente do Naturatins, gerente do PEC, ONG`s)

9:15 – Café da manhã no PEC;

9:30 – 11:30 Corrida de Canoas – Lago do Eládio;

11:40 – Entrega da premiação e brindes das provas esportiva;

13:00 – ,Encerramento do evento.

Atividades

Distribuição de mudas de plantas nativas - PEC;

Stand da BPMA;

Vídeos sobre o meio Ambiente – PEC e

Passeio guiado pelos condutores.