Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma opção cultural e turística em Porto Nacional é a viagem histórica pelo Projeto ArteSesc com a exposição “Carlos Vergara Viajante: Experiências de São Miguel das Missões”. Aberta no final de junho, a visitação gratuita poderá ser feita até o dia 10 de agosto no Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional. O horário de visita é entre as 8h e as 18h.

Apresentando a visão do artista plástico Carlos Vergara sobre a cidade gaúcha de São Miguel das Missões – local que abriga o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo – a exposição propõe um diálogo entre a obra contemporânea do artista e as ruínas jesuítas. Vergara chegou a fixar residência no local para relembrar a experiência das missões jesuíticas, que tinham como objetivo catequizar e civilizar a população indígena.

Esse encontro de tempos e olhares é retratado por meio de cinco monotipias (impressão em tecidos), um vídeo, duas pinturas e seis fotografias em 3D (montagens). A proposta do artista é revelar um cenário de convivência de diferentes formas de crenças, culturas e civilizações. Cenário que, além das visões de mundo totalmente diferentes, resultou no conflito entre a imposição da fé cristã aliada ao pensamento europeu e a questão do espaço para a existência dos silvícolas da região, os guaranis.

Uma realização do Departamento Nacional do Sesc, o ArteSesc foi criado em 1981 e tem como objetivo principal divulgar a produção nacional, facilitando o acesso às obras relevantes para a história da arte brasileira.

Carlos Vergara (RS)

Carlos Vergara é gaúcho de Santa Maria. Nascido em 1941, mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1950, quando trabalhou como analista de laboratório. Como segundo ofício, dedicava-se ao artesanato de joias, quando em 1963 descobre o desenho e a pintura, após ter trabalhos expostos na Bienal Internacional de São Paulo. Participou da mostra Opinião 65, um marco na história da arte brasileira. Cenógrafo, figurinista de peças teatrais, realizou trabalhos no carnaval carioca e nas áreas de fotografia, arquitetura, pintura, vídeos, entre outros.