Em razão do grande número de turistas que visitam as Dunas localizadas no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), a gestão local realizou um planejamento denominado de Operação de Uso Público, a fim de controlar e monitorar a visitação, incluindo a demanda de voluntários, do Programa Voluntário Pela Natureza, desenvolvido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
No período de 1º a 17 de julho deste ano as Dunas receberam 1.388 visitantes dos estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins e Distrito Federal. Além de turistas da Bélgica e dos Estados Unidos.
Desde o inicio do ano a Unidade de Conservação conta com a colaboração de voluntários, que fazem parte do Programa Voluntário Pela Natureza, em ações de Uso Público de controle e monitoramento das visitações turísticas no PEJ e entorno.
De acordo com a responsável pelo Uso Público do PEJ, Lahuana Aguiar, no período de 22 a 25 de julho, a Unidade está com três voluntários de Palmas, que estarão em campo desenvolvendo atividades nos atrativos turísticos do PEJ e região. “Essa ação com os voluntários é de grande importância, já que eles repassam aos turistas orientações sobre as normas e procedimentos nos atrativos. Eles também realizam um trabalho de sensibilização ambiental”, explicou.
O Programa Voluntário Pela Natureza possibilita o ingresso de pessoas que queiram, espontaneamente, colaborar em atividades junto as Unidades de Conservação do Estado. Os interessados devem acessar o link http://naturatins.to.gov.br/protocolo-e-servicos/biodiversidade-e-reas-protegidas/programa-voluntario-pela-natureza-naturatins/, preencher o cadastro de voluntário e enviar para o email usopublico@naturatins.to.gov.br.