Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

O combate ao fogo e aos focos de calor exigem treinamento e preparo. Além da coragem e esforço físico, informações em tempo real, imagens aéreas e coordenadas geográficas garantem celeridade na eliminação do fogo. Pensando nisso, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual implementou o aplicativo “Brigada 199”, para smartphones e tablets. A ferramenta vai fortalecer ainda mais as ações de combate aos incêndios florestais nos municípios tocantinenses.

Segundo o analista de sistemas do Corpo de Bombeiros do Tocantins, o sargento João Paulo Souza Paiva, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, foram gastos oito meses de programação para que a inovação tecnológica fosse finalizada. Ainda segundo o analista, apesar de estar disponível de maneira gratuita no serviço de compartilhamento Google Play na plataforma Android, o aplicativo é restrito ao uso das equipes de brigadas de incêndio do Tocantins. “O aplicativo serve para auxiliar o brigadista no registro dos focos de calor e fortalece o banco de dados do Corpo de Bombeiros para que possamos elaborar relatórios mais consistentes sobre o combate ao fogo no Estado”, afirmou.

Para o superintendente estadual da Defesa Civil, tenente coronel bombeiro Peterson Ornelas, o aplicativo ressalta a preocupação do Governo do Estado em erradicar todos os focos de incêndio nos municípios tocantinenses. “Sabemos que o problema do fogo ainda está ligado a uma questão cultural. Entretanto, acreditamos que com ações de educação ambiental, orientação e combate ao fogo, estaremos mudando esta realidade em nosso Estado”, garantiu.

Características

Dentre as ações implementadas pelo aplicativo, estão a possibilidade do envio de imagens fotográficas e coordenadas geográficas para a base de dados do Corpo de Bombeiros. De acordo com os desenvolvedores da ferramenta, mesmo que a área registrada não esteja dentro da cobertura de internet, no momento em que o smartphone ou tablet identificar uma rede, ele automaticamente envia as informações para o banco de dados do Corpo de Bombeiros.