Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Francisco Rodrigues Maranhão

Dois incêndios que aconteceram nesta última quinta-feira, 11, queimaram áreas de vegetação, proteção ambiental e deixaram a capital coberta de fumaça nesta sexta-feira, 12. O primeiro deles aconteceu no distrito de Taquaruçu e outro em uma área próxima ao Parque Cesamar, na região central de Palmas/TO. Os bombeiros iniciaram o combate por volta das 10h da manhã de quinta e só terminaram às 2h da madrugada desta sexta-feira.

Em Taquaruçu o fogo teve início nas proximidades da primeira cachoeira e foi se alastrando até as proximidades do portal de entrada do distrito. Os bombeiros iniciaram o combate às 10h20 e priorizaram a atuação próximo às áreas residenciais. Os militares só conseguiram conter as chamas por volta das 17h30 quando bens e casas estavam fora de risco. Hoje pela manhã uma nova equipe foi deslocada para o local para o combate de novos focos isolados em áreas, entre Taquaralto e Taquaruçu.

Parque Cesamar

Outra área, nas proximidades do Parque Cesamar, começou a pegar fogo por volta das 22h da quinta, o fogo só foi contido às 2h desta madrugada. Os bombeiros conseguiram impedir que fogo atingisse a área de preservação dentro do parque. Testemunhas afirmaram ter visto um homem de moto atear fogo na área e depois fugir.

Mesmo sabendo da incidência de queimadas na capital, a Prefeitura de Palmas até então não contratou brigadistas para atuarem na prevenção e combate a incêndios. 

Estratégias

Bombeiros e Defesa Civil estão reunidos ainda nesta manhã para traçar estratégias de atuação para este fim de semana. Até ontem o Tocantins registrou 6.664 mil focos de calor.

Recomendações

Quando se fala em queimadas, o mês de agosto é crítico no Tocantins. Por ser um período muito seco, qualquer faísca pode resultar em focos de incêndio. Entre as recomendações:  que a população não faça fogueiras - coloque fogo em folhas ou galhos secos ou em terrenos baldios - e não jogue pontas de cigarros para fora dos veículos nas rodovias.