Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Wilma Lúcia Fiscais do Naturatins apreendem material predatório no Cantão Fiscais do Naturatins apreendem material predatório no Cantão

Após cerca de 15 dias de operação na região do Parque Estadual do Cantão, a fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apreendeu armas, material predatório e ovos de tracajá. A operação teve início a partir de blitz ocorrida no último dia 31 de julho, quando uma equipe formada pela fiscal ambiental do escritório do Naturatins de Gurupi, Wilma Lúcia Neca e Silva, acompanhada de Policiais Militares Ambientais do Tocantins, realizou nos municípios de Abreulândia e Marianópolis, fiscalização no sentido de fechar todas as saídas do entorno do Parque Estadual do Cantão.

Durante a operação que aconteceu na boca do córrego Cicica com o Rio Araguaia, área do Parque que é proibida toda e qualquer prática de pesca e caça predatória, foram apreendidas duas carabinas calibre 38, um revólver 38, cerca de 300 boias, inúmeras linhas e anzóis para captura de tracajás, 1.500 metros de rede de malhas 10 e 12, 130 ovos de tracajá, duas bate buchas e outros apetrechos.

Segundo a fiscal ambiental, Wilma Lúcia, o trabalho de fiscalização no contorno do Parque continua, e teve um grande êxito devido ao sobrevoo no avião do Naturatins, realizado no último dia 12, quando foram verificados muitos acampamentos na região dos rios Coco, Javaés e Araguaia. A operação também constatou um desmatamento irregular na área de transição, quando o proprietário foi autuado. Para a fiscal, o assoreamento dos rios é um reflexo das queimadas e dos desmatamentos. “Por essa razão as pessoas devem se conscientizar e pensar que a questão da falta de água não é um problema do futuro, mas sim de agora, do presente”, enfatizou.

“Das outras vezes fazíamos a fiscalização de barco, quando íamos por dentro do Rio Coco, mas com estiagem ficou mais difícil. Por isso optamos fazer o contrário, do Rio Araguaia até o córrego Cicica”. Ela enfatiza ainda que o Parque possui mais de 89 mil hectares e a presença do órgão ambiental é muito importante porque inibe a prática de crimes ambientais.