Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), levará o mutirão de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) a mais quatro cidades tocantinenses. A partir desta quarta-feira, 17, as cidades beneficiadas serão Araguaçu, Figueirópolis, Formoso do Araguaia e Gurupi.

Como Gurupi possui unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o serviço de emissão ficará disponível para a população de quarta até a sexta-feira, 19. Lá o atendimento acontecerá das 8h às 18h, na unidade do Sine, localizada na Av. Mato Grosso entre as ruas 8 e 9. Já as outras três cidades receberão uma equipe itinerante que passará um dia em cada município, a começar por Figueirópolis, no dia 17. Depois, Formoso do Araguaia, dia 18 e Araguaçu, no dia 19. Com exceção de Gurupi, nas demais cidades, o atendimento será realizado nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo a gerente de Gestão dos Núcleos do Sine, Jaíza Leite, a ampliação do mutirão a cidades que não possuem unidades do Sine visa atender o maior número possível de tocantinenses. “Gurupi realiza o serviço de emissão de Carteiras de Trabalho por meio do Sine e da Superintendência do Trabalho, então a demanda lá não é tão grande. Assim, direcionamos dois servidores para realizar a emissão em Araguaçu, Figueirópolis e Formoso do Araguaia, que têm uma necessidade maior desse serviço”, comentou.

Em Araguaçu, Figueirópolis, Formoso do Araguaia e Gurupi, a previsão é que sejam emitidas 200 CTPS por dia.

Mutirão 

O mutirão de emissão de CTPS é resultado da soma de forças entre Sine e Ministério do Trabalho de Palmas e teve início em julho deste ano. Palmas, Porto Nacional, Dianópolis, Conceição do Tocantins e Paraíso do Tocantins já receberam o serviço e emitiram juntos cerca de mil e 200 carteiras de trabalho. Até o final deste mês, o mutirão deve chegar ainda às cidades de Araguaína, Araguatins e Guaraí.

Paraíso do Tocantins

Em Paraíso, o mutirão mobilizou 140 pessoas apenas no primeiro dia de atendimento e, devido à grande demanda e solicitação da população, o mutirão que encerraria nesta terça segue até a sexta, 19, com um atendente exclusivo para emissão dos documentos.

Documentos 

Quem for tirar a Carteira de Trabalho pela primeira vez deve levar a Carteira de Identidade, o CPF, comprovante de residência e a Certidão de Nascimento ou Casamento. No caso de roubo deve levar o Boletim de Ocorrência e o extrato emitido pelo INSS.