Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Alguns paratletas conseguiram marcas importantes que podem levá-los para as Paraolimpíadas Escolares

Alguns paratletas conseguiram marcas importantes que podem levá-los para as Paraolimpíadas Escolares Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira Alguns paratletas conseguiram marcas importantes que podem levá-los para as Paraolimpíadas Escolares Alguns paratletas conseguiram marcas importantes que podem levá-los para as Paraolimpíadas Escolares

Mais de 40 alunos paratletas de todo o Estado participaram, entre os dias 16 e 17 deste mês, da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), em Palmas. Os atletas disputaram as modalidades de atletismo, tênis de mesa, natação e bocha paralímpica. Antes da etapa final em Palmas, a competição, que teve início em junho, contou com uma fase regional realizada em várias cidades do Tocantins. O evento foi concomitante à disputa dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).

Para a responsável dos Parajets e técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Keilla Cristine Gonçalves, o evento foi muito bom, em especial pela adesão dos participantes e pela dedicação de cada aluno e professor durante a competição. Segundo ela, alguns paratletas conseguiram marcas importantes que podem levá-los para as Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo, de 21 a 26 de novembro.

Keila Cristine comentou ainda que outro fator determinante para a realização dos Parajets foi a dedicação dos professores junto aos estudantes com deficiência. “Eles mostraram muita disposição, sempre dando total apoio, tratando cada atleta com muita paciência e respeito, o que proporcionou mais motivação aos jovens participantes”, ressaltou.

Índices paralímpicos

A técnica da Seduc explicou que nem todos os campeões estão classificados automaticamente para representar o Tocantins nas Paralimpíadas Escolares. Ela ressalta que deverá ser feita uma competição classificatória para definir quem irá receber a convocação. “Nos Parajets alguns atletas conseguiram o índice, e outros não. Será preciso fazer uma nova avaliação para definir os classificados”, finalizou.