Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Após apresentações em diversas cidades da Europa e Estados Unidos chegam a Palmas, nesta semana, dois espetáculos teatrais de Vinícius Piedade. Os espetáculos “Cárcere” e “Identidade (...)” serão apresentados na sexta-feira, 23, e sábado, 24, no Teatro Sesc Palmas, às 20 horas, e tem ingressos vendidos a R$ 30 a inteira.

Os espetáculos de Vinícus Piedade são dos que mais circulam dentro e fora do Brasil, de forma que as apresentações em Palmas se convertem em um evento único e imperdível. Os personagens das peças se mostram em situações limites. Os espetáculos condensam na interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea, da comédia inconformada às partituras de mímica. O público assiste aos espetáculos como co-autor da realização teatral.

A primeira peça, “Cárcere”, apresenta sete dias na vida de um músico privado da liberdade que será refém numa rebelião iminente. Ele tenta entender, através de um diário, o que o levou àquela situação e como pode resolvê-la. É um espetáculo que coloca em perspectiva a liberdade, buscando fazer uma reflexão visceral com muito humor.

A segunda peça, “Identidade (...)”, mostra um publicitário que, indo a uma reunião para fechar negócio com um grande cliente, é acometido por uma crise de amnésia na esteira de bagagem do aeroporto. A partir de então, tenta recriar, relembrar, reviver seus pequenos vestígios de memória buscando reconstruir sua identidade. O espetáculo apresenta, com muito humor, um fato que realmente aconteceu com o ator Vinícius Piedade em uma de suas muitas viagens pelo mundo – a perda de memória.

Em ambas as peças, o público tem participação fundamental para a concretização das cenas, auxiliando o ator a criar a luz e a trilha sonora em um, seja construindo junto com o personagem um quebra-cabeça de memórias em outro. Os espetáculos tem recomendação etária de 14 anos e seus ingressos podem ser adquiridos na internet (www.sympla.com.br/fluxocriativo) ou na Revistaria Come Comics (3214-8274) da Galeria Bella Palma.