Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Com o objetivo de ampliar o conhecimento aos profissionais que atuam no Suporte Básico de Vida (SBV) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192), a Prefeitura de Araguaína realizará o Curso de Urgência e Emergência na Atenção Básica. Participam da capacitação enfermeiros, médicos, cirurgiões dentistas e farmacêuticos das unidades básicas de saúde (UBS) e cirurgiões dentistas do Centro de Especialidade Odontológicas (CEO). 

O treinamento começa na próxima segunda-feira, 10, e segue até dia 14, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório do Centro de Saúde do Trabalhador (Cerest).

Serão 181 profissionais de saúde divididos em sete turmas. Durante o curso, serão apresentados conteúdos de atualização sobre os conceitos básicos relacionados aos primeiros socorros. Os participantes da capacitação terão a oportunidade de juntos identificar situações de emergência, execução de técnicas de primeiros socorros adequadas para cada emergência e conhecimento dos principais riscos e medidas de proteção e alerta.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica do Município, Murilo Bastos, os participantes verão situações de urgência e emergência durante o curso, em especial parada cárdiorrespiratória (PCR) e choque anafilático, até a chegada do SAMU.

Durante a capacitação, será entregue aos profissionais de saúde uma mochila de emergência contendo materiais e medicações para atendimento de urgência e emergência.