Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os dados estatísticos do Serviço de Proteção ao Crédito - SPC Brasil apontaram uma redução expressiva no número de novos registros de inadimplentes no comércio de Araguaína no mês de setembro.  A queda foi de 65,63% em relação a agosto.

De acordo com o diretor de SPC da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), Alberto Luna, os números mostram uma mudança de atitude por parte dos consumidores. “Há mais cautela ao contrair novos compromissos financeiros. As pessoas estão avaliando melhor a sua capacidade de pagamento, levando em consideração a situação do atual cenário econômico”.

Os dados também podem ser explicados por outra mudança de comportamento, agora por parte dos lojistas. “Algumas medidas de precaução foram tomadas como uma melhor avaliação cadastral do cliente e a consulta ao SPC Brasil”, informa Alberto. 

Na comparação com setembro de 2015, a redução também foi grande, 54,38% (8.087 menos registros). 

Mais crédito 

Já a procura por crédito cresceu no comércio araguainense. Em relação a agosto, o aumento foi de 1,26%, mas na comparação com setembro do ano passado, o número é mais significativo, 16,15%. 

Este aumento na procura por crédito é explicado pelo crescimento no número de consultas ao SPC para verificar se o nome do consumidor está limpo. 

Para o presidente da Aciara, Márcio Parente, a expectativa é que os bons números continuem até o fim do ano. “Esperamos que esta tendência se confirme nos meses subsequentes, apontado para a recuperação da economia e a retomada do crescimento”.