Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Alan Pinheiro

O casal Argemiro Ferreira e Maria Divina acordou cedo nesta sexta-feira e foi com as duas filhas, Rafaela e Ana Laura, para a quadra da Escola de Tempo Integral Lago Azul receber as chaves da casa nova. O casal morava em uma casa cedida pela mãe de Argemiro e não via a hora de ter a casa própria. “Ter uma casa é a realização de um sonho nosso, principalmente das meninas, estamos muito felizes”, comentou Maria Divina. Eles e todos os 1.030 beneficiados do residencial Lago Azul 1 receberam as chaves de seus imóveis.

“Por onde começa a construção de uma casa? Começa pelo sonho de ter a casa! E assim como vocês sonharam em ter uma casa, nós também sonhamos em buscar para Araguaína, para milhares de pessoas, essas casas”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.

O prefeito ressaltou que as unidades habitacionais do Lago Azul 4 devem ser entregues em breve e que há outro projeto aprovado para a construção de 500 unidades para o associativismo, aguardando a liberação de recurso. “Temos o projeto pronto para outras 3 mil unidades para tentar a aprovação assim que o Governo Federal abrir novas oportunidades do programa Minha Casa Minha Vida. A meta é de construí mais 4 mil casas nos próximos 4 anos”, pontuou Dimas.

Além de Dimas, a solenidade de entrega contou com a presença do deputado estadual Elenil da Penha; do presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins, Aleandro Lacerda; representando o governador Marcelo Miranda; do gerente regional da Caixa, Vandeir Ferreira; do secretário municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação, José da Guia; do presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo; e outras autoridades municipais.

“O Governo Federal logo irá chamar aos Estados e, na sequência, os Municípios, para a abertura do Programa Minha Casa Minha Vida - faixa 1,5”, anunciou o gerente regional da Caixa, Vandeir Ferreira, que lembrou ainda aos novos proprietários da importância de cuidar bem de seu patrimônio: “Não são só tijolos e telhas, é um lar. E quando você o conquista, isso não pertence mais a você, pertence aos seus filhos, seus descendentes, então valorize”.

A trabalhadora rural Diana Macedo foi a primeira a receber das mãos do prefeito Ronaldo Dimas, as chaves de sua casa. Ela vive sozinha com os três filhos e pagava aluguel há mais de um ano. “Não vejo a hora de fazer logo a mudança. Estou muito feliz!”, comemorou.

Bairros planejados

Totalmente planejado, o setor é o terceiro entregue na gestão de Dimas que já conta com infraestrutura de qualidade, como asfalto, calçadas com acessibilidade, redes de esgoto, água e energia, além de equipamentos públicos como escola de tempo integral, creche, unidades públicas de saúde e um centro de assistência social (CRAS).

As casas possuem dois quartos, sala com cozinha (modelo americano), banheiro, área de serviço, piso cerâmico e forro. Toda a estrutura é construída sobre radier (laje de concreto armado).

O Setor Lago Azul é composto pelas etapas 1, 3 e 4 totalizando 2.530 casas. Dessas, 1.530 já foram entregues. As outras 1.000 serão entregues em novembro.