Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, selou parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, e realizará a Caminhada Passos que Salvam. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil, o evento acontece simultaneamente em outras cidades brasileiras, no dia 27 de novembro.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Jean Coutinho, uma comissão já foi montada para organizar a caminhada na cidade. “Além de todos da saúde que serão envolvidos, convidamos também a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município, além de outros órgãos da cidade como faculdades, hospitais e outros”, explicou.

O secretário acrescentou que, com a parceria, crianças que tiverem algum diagnóstico de câncer no Hospital Municipal de Araguaína, serão imediatamente encaminhadas para o Hospital de Câncer de Barretos.

Para participar da campanha, todos devem adquirir, a preço simbólico, um kit da campanha com camisetas, squeeze e outros itens. A renda será revestida para tratamento de crianças com câncer.

Sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil 

Existem diferentes sinais pelos quais podemos perceber que as crianças podem apresentar algum tipo de câncer. É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos se a crianças apresentarem dores de cabeça pela manhã e vômito, caroço no pescoço, nas axilas, virilha e outros, dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades aumento de tamanho de barriga e brilho branco em um dos olhos, quando a criança sai em fotografias com flash.