Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

Os ciclistas de Araguaína agora contam com uma ciclofaixa na Avenida Marginal Neblina, com 2,423 metros, com 150 m² de largura, em sentido único. Outras ciclofaixas devem sem implantadas na cidade nos próximos dois meses, possibilitando o melhor fluxo e incentivando o uso das bicicletas para locomoção na cidade. A primeira ciclofaixa já é bastante frequentada no dia a dia por quem utiliza a avenida e em atividades como pedal nos finais de semana.

Além do incentivo ao bem-estar social e ambiental, as ciclofaixas possibilitam mais segurança no trânsito. O engenheiro de transportes da Agência Municipal de Transportes e Trânsito (AMTT), Rômulo Silva, disse que toda cidade planejada tem ciclofaixas e mesmo que Araguaína não teve planejamento inicial, a Prefeitura reorganizará o trânsito.

“Percebemos que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com vida saudável e praticam atividades físicas, uma delas é o pedal. Além disso, o uso de bicicletas não ocupa muito espaço e não gera gases para poluir o meio ambiente”, considerou.

Para o ciclista profissional Edilson Ribeiro, a ciclofaixa trouxe mais harmonia no transito. “Já percebemos quanto amenizou e que as pessoas já estão mais conscientizadas e isso só vem somar pra gente. Pedalamos diariamente, temos turmas de pedal pela manhã e à tarde, só do meu grupo são 242 participantes”, disse.

Sergio Henrique conta que pedala desde criança. “A ciclofaixa vem para civilizar as pessoas de que é um direito do ciclista ter seu espaço no trânsito. Eu utilizo a bicicleta não só para lazer, mas também para ir ao trabalho. Araguaína está em evolução, estou muito satisfeito e espero que outras ciclofaixas sejam instaladas”, contou.

Sinalização

A Prefeitura de Araguaína, além das ciclofaixas, já sinalizou vários bairros da cidade e outros estão sendo sinalizados.  As ruas receberam novas sinalizações horizontal e vertical, com implantação de dispositivos auxiliares delimitadores (tachas e tachões), transversais de canalização e controle de estacionamento, além de novas placas de sinalização, faixas de pedestres e implantação de novos semáforos em cruzamentos da cidade.

Ciclovias

Araguaína também não possuía ciclovia, que são vias em que os cliclistas podem seguir em sentido de mão dupla. A cidade já conta com uma ciclovia, implantada no Parque Cimba e já bastante utilizada pelos amantes do pedal.

Na Via Lago, obra que estão em construção e ligará o centro de Araguaína ao aeroporto e bairros localizados na região sul, também contará com a implantação de uma ciclovia. O local terá também três pistas duplas e calçamento para pedestres.