Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), retomou nesta segunda-feira, 7, o fornecimento de água com caminhões-pipa em Pindorama, no sudeste do Estado. A ação se deve à nova estiagem na região, fazendo com que o Rio Gameleira, único reservatório usado no abastecimento das residências, secasse novamente. Com as primeiras chuvas, há cerca de 45 dias, a ATS havia retomado o fornecimento por meio de seu sistema. Agora, investimentos de aproximadamente R$ 230 mil vão garantir o produto nas torneiras.

Segundo o presidente da ATS, Eder Fernandes, esse valor serve para a contratação dos nove caminhões-pipa que já atendem Pindorama. Cada um deles tem capacidade para transportar 15 mil litros e fazer quatro viagens por dia. O soma no final desse expediente é de 540 mil litros. “Trata-se de uma ação emergencial que estamos executado. E em Pindorama os caminhões vão ficar até que as chuvas voltem a cair e a encher o Rio Gameleira, dando condições para que possamos captar essa água para distribuir à população”, afirmou Eder Fernandes.

Eder Fernandes garantiu ainda que, mesmo com o transporte sendo feito por caminhões, a água chega às moradias tratada. “O produto é da melhor qualidade, mesmo sendo captado e transportado como estamos fazendo. E para completar, essa água é colocada em nosso sistema e recebe todo o tratamento antes de ir para as torneiras”, informou o presidente.