Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (7/11), a Justiça Eleitoral reabre o período de Cadastro Eleitoral, quando poderá ser realizado o alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão eleitoral e emissão de segunda via do Título de Eleitor nos 35 Cartórios Eleitorais do Estado, que funcionam de segunda a sexta-feira,  das 12 às 19 horas.

Para realizar os procedimentos é necessário apresentar o comprovante de endereço original e documento de identificação com foto.

O alistamento eleitoral é facultativo para os eleitores acima de 16 anos e mais de 70 anos e obrigatório para os maiores de 18 anos, os brasileiros natos e naturalizados.

De acordo Auryany Fonseca Gonçalves Dias, chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins, a procura pelos serviços hoje foi grande. A servidora alertou para os eleitores comparecem ao cartório o quanto antes para resolverem possíveis pendências. “Apesar de o alistamento terminar 150 dias antes da próxima eleição, ou seja, maio de 2018, é importante o eleitor comparecer com antecedência”, disse.

No Cadastro Eleitoral ficam armazenadas as informações cadastrais e a situação do eleitor, além de informações sobre comparecimento às urnas, justificativa eleitoral e trabalho como mesário. Também há informações sobre débitos com a Justiça Eleitoral, filiação a algum partido político, entre outras.