Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O sedentarismo e as doenças causadas pela inatividade podem ser prevenidos por meio da prática de exercícios diários, e o melhor, de forma ágil no próprio ambiente de trabalho. Essa é a proposta do Sesi Ginástica na Empresa que disponibiliza um profissional de Educação Física para conduzir exercícios leves e de alongamento. O serviço está disponível em Palmas, Araguaína e Gurupi e pode ser contratado nas Unidades do Sesi destes municípios.

O objetivo principal do programa oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em todo País é a redução na percepção de dores e desconfortos na realização de tarefas laborais. Busca ainda promover a melhoria em outros indicadores de presenteísmo, como a percepção de disposição e energia e a capacidade de concentração na realização de tarefas.

A principal atividade oferecida é a chamada ginástica laboral, sessões caracterizadas por pausas fisicamente ativas realizadas durante a rotina de trabalho e no interior das instalações das empresas atendidas. “A atividade física proposta no programa é tanto um fim quanto um meio pelo qual realiza-se um processo educativo orientado para a promoção de um jeito de viver mais saudável entre os trabalhadores”, explica a Supervisora de Qualidade de Vida do Sesi, Fabiana Basto.

Os atendimentos abrangem também a realização de palestras, a distribuição de material informativo, o aconselhamento face a face e outras atividades.  As sessões têm duração mínima de 10 a 20 minutos sendo recomendada a frequência mínima de duas vezes por semana. A recomendação está de acordo com Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Previdência Social, em especial a NR-17 e NR-36.