Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Arquiteta do Naturatins mostra projeto do novo prédio aos participantes do encontro Arquiteta do Naturatins mostra projeto do novo prédio aos participantes do encontro

Na tarde da última sexta-feira, 02, o vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Edson Cabral, recebeu na sede do Instituto, o gerente de Projetos e chefe da missão do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), também conhecido como Banco Mundial, em visita ao estado do Tocantins, Satoshi Ogita, que estava acompanhado da técnica do Banco, responsável pela gestão ambiental, Bernadete Lage. Também participaram da reunião o diretor de Administração e Finanças, João Ricardo Araújo, o chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento (Astep), Gino  Oliveira, acompanhado da equipe, além do gerente de Tecnologia e Informação, Paulo Guelpeli.

Na pauta do encontro, a construção do prédio que será o Centro de Atendimento ao Cliente, destinado aos servidores que executam atividades referentes ao licenciamento ambiental. Além da construção da obra que será um marco histórico para o Naturatins, na reunião foram apresentados detalhes quanto as propostas de melhorias nos prédios da sede Naturatins relativos aos banheiros, copas, alambrados, muro, calçadas, rampas de acesso dentre outras. 

Outro tema em discussão foi o processo de licenciamento de áreas que serão usadas na construção de rodovias no Tocantins. Como no Estado, é o Naturatins a instituição responsável pelo licenciamento das obras, a representante do Banco, Bernadete Lage, enfatizou. “Uma das solicitações dos órgãos que trabalham com a construção das rodovias é sobre o prazo. Eles argumentam que o licenciamento e processo licitatório não são feitos a tempo. Por isso precisamos fortalecer os órgãos ambientais para cumprir as exigências em tempo hábil”, considerou.

Segundo a técnica do Bird, a visita constitui numa ação de monitoramento periódico para verificar o desempenho das atividades previstas no plano de aquisição do Naturatins no âmbito do Projeto. “Estamos aqui para acompanhar o planejamento e concentrar esforços para construir o que for necessário, aliando fatores como tempo, dinheiro e resultado. De forma a ter equilíbrio no final do processo”, destacou.

Durante a reunião o assessor Técnico e de Planejamento e chefe da Astep, Gino Oliveira, apresentou ao grupo também formado por representantes da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan), ações que contemplam o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (Pdris), como a situação atual do desempenho na execução das atividades do plano de aquisição do Naturatins, o qual tem como objetivo modernizar o licenciamento ambiental realizado pelo órgão. Dentre as aquisições merece destaque as consultorias para tornar o licenciamento ambiental ágil e com processos modernos com serviços online

O gestor da Astep explicou que também merece destaque as capacitações previstas e a elaboração de programa de desempenho de pessoas, aperfeiçoamento profissional e meritocracia dos servidores do Naturatins.  Para melhoria no atendimento ao usuário, está prevista a construção de um novo prédio exclusivo para este fim, equipado com arquivos e móveis modernos para proporcionar maior conforto ao público. 

O assessor Técnico, disse ainda estar otimista em relação ao Projeto, já que o desempenho de execução das atividades de responsabilidade do Naturatins está de acordo com o esperado e segue sem alteração no seu plano de aquisição. “Quanto à construção do prédio novo, o nosso objetivo é começar as obras no início do 2º semestre de 2017 e finalizar antes de outubro de 2018”, sinalizou.

O vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, estabeleceu junto aos técnicos como meta, a assinatura do contrato e publicação de concorrência pública, para o próximo mês de abril. “Temos que fazer uma força-tarefa com a Seplan e Seinfra. Porque nós recebemos a missão, e é questão de honra executar a obra no prazo previsto. Vamos dispensar esforços técnicos e pessoais para concluir tudo dentro das exigências”, finalizou.

Banco Mundial

Representantes do Bird, estão em visita ao Tocantins desde o dia 15 de novembro. A missão segue até o próximo dia 15 de dezembro. As principais finalidades são a de supervisionar as atividades, além de avaliar o andamento dos componentes do Pdris. O Projeto é considerado mais um instrumento para desenvolver o potencial socioeconômico do Tocantins, de maneira a contribuir com o aumento da competitividade e a redução das desigualdades regionais. 

O Bird financia projetos no total ou parcialmente. A contratação de obras civis são na modalidade de grandes, com gastos maiores que R$ 5 milhões ou pequenas com custos menores que R$ 5 milhões, que constitui a obra do Naturatins.