Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A facilidade de acesso ao crédito e o baixo custo de capital são essenciais para diminuir os custos operacionais das empresas e para a melhoria da competitividade do setor industrial. No entanto, 52% das indústrias não conseguiram contratar ou renovar crédito, de acordo com a Sondagem Especial – Financiamento para Capital de Giro, estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

O levantamento foi feito no 1º semestre com 73 indústrias do estado (56 pequenas e 17 médias ou grandes) e mostrou que entre as indústrias que conseguiram crédito, 55% não conseguiu o valor total solicitado. As condições de financiamento para capital de giro permanecem iguais para 50% dos consultados. Já para outros 40% essas condições são consideradas piores, cenário preocupante uma vez que o capital de giro é imprescindível à continuidade das operações da empresa.

Entre as principais dificuldades na busca por crédito foram citadas a taxa de juros elevada (70%), restrições nos sistemas privados de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc), exigências de garantias reais e o processo de aplicação burocrático/lento. Para lidar com o problema, os empresários mencionaram como alternativas principais: a simplificação das exigências (33%), destinação de parte de compulsório dos bancos para financiar capital de giro (27%) e ampliação do prazo de pagamento de tributos (23%).

O atraso de pagamento de salários (40%) e o atraso de pagamento de fornecedores (40%) foram apontados como os principais impactos nas empresas que solicitaram crédito e receberam apenas parte do valor requerido. Em seguida, a negociação de novos prazos de pagamento com fornecedores foi assinalada por 20% dos empresários.