Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O resultado do Projeto ArteSesc Confluências, no Tocantins, será apresentado ao público a partir desta sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 19h na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades da 502 Norte, na Capital. Ao todo, obras de 13 artistas visuais de 04 cidades tocantinenses compõem a exposição “O Sagrado no Tocantins”, e ficarão expostas à visitação pública até o dia 28 de fevereiro de 2017. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Os artistas participantes são: Cláudio Montanari, Edivan Ribeiro, Joel de Assis, Luara Aquino, Marcos Dutra, Marina Boaventura, e Sérgio Lobo, de Palmas; Cléo Araujo, Janeide Nunes e Marize Macedos, de Aparecida do Rio Negro; Fernando Amorim e Roleta, de Araguaína; e Mirian Tesserolli, de Porto Nacional. “Além da exposição, do Tocantins resultará ainda o lançamento de uma publicação contendo as experiências dos artistas participantes. Essa publicação integrará uma caixa com mais 05 publicações dos demais estados participantes e que serão distribuídas para todas as unidades do Sesc e demais instituições do país. Desse grupo 03 artistas: Cláudio Montanari, Marcos Dutra e Marina Boaventura, foram escolhidos por um conselho curatorial para fazer parte de uma exposição de circulação nacional pelo projeto ArteSesc, ainda sem data definida”, ressalta o promotor em Artes Visuais do Sesc Tocantins e curador da mostra, Vone Petson.

Iniciado em 2015, o Projeto proporciona aos participantes o exercício da troca de conhecimentos, formação, acompanhamento dos artistas visuais e qualificação profissional. “Esta exposição foi gestada a partir da imersão na cultura local que os artistas participantes do Confluências vivenciaram na cidade de Natividade. A escolha dessa cidade se deu por diversos fatores, entre eles o peso histórico que ela possui para a cultura tocantinense, suas manifestações artísticas, religiosas, culinárias e folclóricas. Em Natividade, sem dúvida alguma, possivelmente encontramos a cultura genuinamente tocantinense”, destaca o curador.

ArteSesc Confluências

O ArteSesc Confluências é um projeto piloto realizado em parceria com o Sesc DN e os Sesc regionais do Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Um dos seus principais objetivos é a criação de novos circuitos da rede Sesc de Artes Visuais, divulgação de novos talentos nos espaços do Sesc e organização de material sobre a produção de arte brasileira contemporânea, disponibilizando-o em uma plataforma digital para consulta pública. Gratuito, o programa ofereceu 20 vagas para cada um dos estados participantes. E foi aberto para pessoas que atuassem no campo das artes visuais, tais como: artistas, críticos, mediadores, pesquisadores, gestores, entre outros agentes culturais, que residam nos estados citados, seja na capital ou no interior.