Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: João Batista Araújo

Foto: João Batista Araújo

A carreta do Projeto Hackatruck chegou nesta última quarta, 28, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Trata-se de um laboratório móvel de computação para treinar os acadêmicos de instituições de ensino superior em desenvolvimento de aplicações móveis, na plataforma iOS/Apple, para celulares e tablets iphone e iPad, respectivamente. A unidade ficará ao lado da biblioteca até o dia 20 de janeiro. A ação é coordenada pelo professor, Ary Henrique Morais, junto à Pro-reitoria de Extensão e Cultura em parceria com o Curso de Ciência da Computação da UFT e Instituto Eldorado, representando a IBM Brasil.

De acordo com Morais, a proposta é capacitar estudantes de Instituições de ensino superior de Tecnologia da Informação, em Programação Swift para Plataforma iOS. A programação contará com palestras sobre inovações tecnológicas e carreiras de TI. O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex em colaboração com a Apple e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. "Após a capacitação do curso presencial, os participantes estarão aptos a desenvolver “apps” de forma autônoma atendendo demandas regionais com temas diversos, além de despertar a vocação empresarial nos alunos", pontua Morais.

Ainda de acordo com Morais, o projeto Hackatruck será oferecido exclusivamente aos acadêmicos, docentes e técnicos administrativos da UFT. “Todos os participantes já cursaram módulos de preparação na forma EAD (fundamentos de lógica de programação, orientação a objetos e programação em Swift) e realizaram avaliações como uma etapa de preparação para participar do curso (pré-requisito), durante os meses de novembro e dezembro de 2016”, explica.

O evento em Palmas será realizado entre os dias 03/01/2017 e 20/01/2017, conforme apresentado no calendário do projeto.