Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valdo França

Foto: Valdo França

O Hospital Geral de Palmas (HGP) apresenta números relativos ao ano de 2016 que reforçam a importância que o maior hospital público do Estado tem para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 395 leitos, a unidade contabilizou cerca de 11 mil internações somente de janeiro a outubro.

As estatísticas mostram que neste mesmo período foram realizadas aproximadamente 10 mil cirurgias, destas mais de 2.600 foram ortopédicas. Os atendimentos ambulatoriais também são destaques, com cerca de 30 mil atendimentos. O Pronto Socorro recebeu mais de 21 mil pessoas oriundas do Tocantins e de estados vizinhos.

Áreas como oncologia, reumatologia, hemodinâmica e internação domiciliar, contabilizaram 8 mil, 2.500, 1.500 e 70 atendimentos, respectivamente. “Os dados mostram a preocupação e o esforço da unidade que com apenas 2.570 servidores e 222 colaboradores contratados conseguiu executar todo este trabalho que podemos apresentar hoje à população. Sabemos que é preciso melhorar, como toda a saúde pública do Brasil, mas o HGP tem feito a diferença na vida de muitas pessoas de forma positiva e isso nos deixa muito felizes em fazer parte da história da unidade e principalmente por contar com uma equipe tão comprometida”, destacou o diretor geral Daniel Hiramatsu.

O aperfeiçoamento da equipe também foi buscado durante todo o ano, quando foram realizadas 6.944 capacitações e 12 pesquisas em diversas áreas. A unidade também contou com 1.042 estagiários, 184 internos e 50 residentes.

Dentre as conquistas elencadas pela gestão estão: a melhoria da ambiência da recepção do Pronto Socorro; implantação da sala vermelha para acolhimento de emergências; implantação da governança; implantação do gerenciamento de rede; da linha de cuidado de Acidente Vascular Cerebral (AVC); liberação de equipamentos do programa SOS Emergências; capacitação de líderes (parceria com Albert Einstein); fortalecimento da equipe diretiva; fortalecimento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); fortalecimento do Núcleo Interno de Regulação (NIR); ampliação da participação voluntária e implantação do Banco de Olhos.

Esta última conquista já começou a dar frutos, com a realização do primeiro transplante de córnea realizado no dia 15 de dezembro e que beneficiou a aposentada, Raimunda da Silva Pereira, de 81 anos, que comemora o sucesso da cirurgia que mudou sua vida para melhor. “Estou muito feliz que deu tudo certo o transplante. Fui muito bem atendida. O procedimento foi muito rápido e fiquei muito satisfeita. Me sinto agradecida pela equipe que cuidou de mim", disse.

2017

Para que haja mais avanços em 2017, a direção da unidade espera alcançar algumas metas como a implantação de normatizações e atribuições dos servidores; controle de acesso eletrônico; implantação dos protocolos clínicos; dos protocolos de segurança do paciente; do prontuário eletrônico; ampliação e reposição de equipamentos biomédicos; ampliação do número de cirurgias eletivas/mutirões; certificação hospital ensino e pesquisa, entre outras.

O HGP

O Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (HGP) é uma unidade de Porte III. Ele conta com 395 leitos de internação. Seu Pronto Socorro é referência para atendimentos de urgência e emergência não só para Palmas, mas para todo o Tocantins e estados vizinhos, com uma média de 3.500 atendimentos mês. O Pronto Socorro conta com três especialidades de plantonistas presenciais, sendo ortopedia, clínica médica e cirúrgica.

Na unidade são oferecidas especialidades como Psiquiatria, Cardiologia, Clinica Cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Odontologia, Endocrinologia, Endoscopia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Clínica Geral, Oftalmologia, Mastologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica, Pneumologia, Ultrassonografia, Radiologia, Tomografia, Urologia, Cirurgia Vascular, Nutrição, Anestesia, Reumatologia e Oncologia.

Dentre os serviços de alta complexidade que o hospital oferece destacam-se a hemodinâmica, oncologia, Agência Transfusional   e o Banco de Olhos.