Foram assinadas ordens de serviços para retomada de obras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na última sexta-feira, 6, foram firmados contratos com as empreiteiras Rodes Engenharia e Transportes Ltda e Hikari Construções Ltda. Nesta segunda-feira, 9, os acordos foram com as empresas Rodes Engenharia e Transportes Ltda, Construtora Acauã Ltda e Hikari Construções Ltda. O valor empenhado de R$ 16.489.885,61 servirá para concluir as bibliotecas dos câmpus de Araguaína, de Miracema e de Tocantinópolis e os blocos de três pavimentos (3P) com 36 salas de aulas dos câmpus de Gurupi e de Tocantinópolis.
Outros câmpus também foram contemplados. Em 2016, iniciou-se a construção do bloco padrão (3P) com 36 salas de aula nos câmpus de Arraias, de Porto Nacional e de Miracema. A previsão é que essas obras também sejam entregues neste ano.
A reitora da UFT, Isabel Auler, informa que a ação oferece melhores condições ao ensino, pesquisa e à extensão. “A prioridade da gestão é concluir o que foi iniciado. Já houve inaugurações e, agora, retomamos com prioridade os blocos de salas de aula e as bibliotecas”, pontua.
Geração de emprego
As novas estruturas físicas proporcionarão mais funcionalidade e um melhor visual nos câmpus. Contudo, a comunidade acadêmica não será a única beneficiada. “Isso representa uma grande conquista não só para a Universidade mas, também, para as localidades em que essas obras são realizadas, uma vez que representa unidades de trabalho para muitas pessoas da região”, frisa a reitora.
Parceria
O recurso para a conclusão das obras, aquisição de equipamentos e mobiliários é fruto de muitos diálogos e parcerias. “Houve respaldo do Ministério da Educação e a interlocução da deputada federal Dorinha Rezende, que tem sido uma parceira da Universidade”, complementa Isabel Auler.