Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PMTO

Aconteceu na última segunda-feira, 23, a 4ª etapa das Redes Comunitárias Protegidas (RCP), na Quadra 504 Sul, pioneira na implantação do projeto em Palmas/TO. Conforme o subcomandante do 1º Batalhão, major PM Leandro Guimarães Nunes, o programa vem incrementar os trabalhos das Redes Comunitárias de Segurança, cujos grupos fomentados e monitorados pela PM já englobam mais de duas mil pessoas, divididas em grupos de comerciantes, presidentes de bairros e diretores de escolas.

Nesta etapa, 45 pessoas concluíram o Curso de Agentes Comunitários de Segurança. Os novos agentes puderam apresentar os resultados preliminares após o curso, suas visões acerca de Polícia Comunitária, suas ações imediatas e mediatas em segurança pública.

Para a coordenação do projeto, esta etapa garante aos concluintes a possibilidade não somente de atuar proativamente na segurança pública, como a instigar e mobilizar os demais moradores a aderirem à causa.

A reunião contou ainda com instruções sobre crime, medo do crime e desordem. Ao final, os moradores foram autorizados a afixarem placas de identificação das RCP em suas residências. Porém, uma solenidade formal de inauguração dessas placas está marcada para o dia 4 de fevereiro, às 8h30, oportunidade em que toda a comunidade palmense poderá conhecer mais sobre o projeto.