Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Guilherme Gandara (primeiro à direita), de Lavandeira, representa o Estado no Jovem Embaixador 2017 Guilherme Gandara (primeiro à direita), de Lavandeira, representa o Estado no Jovem Embaixador 2017

O jovem Guilherme Gandara da Fonseca, 17 anos, estudante da Escola Estadual de Lavandeira, localizada no município de Lavandeira, na região Sudeste do Tocantins, está vivendo uma experiência encantadora nos Estados Unidos. Ele juntamente com 49 jovens brasileiros estão participando do programa Jovem Embaixador edição 2017. O intercâmbio está sendo realizado no período de 14 de janeiro a 5 de fevereiro.

Os jovens passaram pela capital Washington, e em seguida, o grupo foi divido e foram para cidades diferentes. Guilherme acompanhou a equipe que foi à cidade de Pensacola, onde ficou hospedado em residência de uma família norte-americana.

Lá, os estudantes visitaram na Arc Gateway, uma instituição que atua com educação inclusiva. Eles aprenderam sobre inclusão e participaram de uma aula de artes e conheceram um projeto que vende os produtos feitos pelas pessoas atendidas pela instituição, e que os recursos são aplicados no próprio projeto.

O tocantinense Guilherme está vivendo uma experiência única, está aproveitando intensamente cada momento, como ele revela em suas redes sociais. “Estou aproveitando o máximo que posso. Felicidade e gratidão são as palavras que me definem agora”.

Eles visitaram pontos turísticos, museus e participaram de ações voluntárias. E quando passaram pela cidade de Take Tahoe, no estado de Nevada, aproveitaram para se divertirem com a neve.

Na agenda dos jovens, teve oficinas sobre justiça social e empoderamento juvenil, visitaram uma escola, andaram de ônibus escolares, assistiram a um jogo de basquete e interagiram com outros estudantes americanos.

Jovens embaixadores

O programa Jovens Embaixadores é uma ação da Embaixada Americana, direcionado a alunos do ensino médio de escolas públicas. É exigido do interessado em participar do programa, que tenha idade entre 15 a 18 anos, influência na Língua Inglesa e que realize algum trabalho voluntário. Informações para a edição 2018, podem ser conferida na página www.jovensembaixadores.org.