Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Thatiane Cunha Dyogo Oliveira em reunião com o prefeito Ronaldo Dimas Dyogo Oliveira em reunião com o prefeito Ronaldo Dimas

Cumprindo agenda em Brasília nesta última quinta-feira, 23, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, conseguiu o apoio do ministro do Planejamento, o araguainense Dyogo Oliveira, para encaminhar o projeto de macrodrenagem da cidade para o Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF (Comunidade Andina de Fomento). Segundo o ministro, o banco poderá financiar o projeto da Prefeitura, que tem como objetivo resolver um dos problemas crônicos da cidade, os alagamentos.
 
“Tivemos uma reunião muito objetiva hoje com o prefeito Ronaldo Dimas tratando de um projeto que vai diminuir e quiçá acabar com o problema de inundações em Araguaína. Encaminhamos o projeto para um financiamento internacional e acreditamos que dentro de um prazo de doze meses já esteja aprovado e a Prefeitura possa iniciar a aplicação do recurso”, confirmou Oliveira.
 
O prefeito Ronaldo Dimas ainda contou com o apoio de técnicos do ministério para que assessorem no encaminhamento do projeto para a busca de recursos com prioridade. “Estamos buscando cumprir os prazos e conseguir esses recursos que são de muita importância para a qualidade de vida do araguainense. Não mediremos esforços para que possamos passar por todas a instâncias do processo com êxito”, disse Dimas.
 
O prefeito ainda explicou sobre o projeto aos técnicos do Ministério, que vai além de canalização de córregos, mas contará ainda com bacias detenção da água das chuvas e áreas de proteção ambiental.
 
CAF

Também nesta quinta-feira, o prefeito Ronaldo Dimas esteve no escritório brasileiro da CAF, onde apresentou a diretores o projeto de macrodrenagem de Araguaína, além de todo o planejamento da cidade. Com sinalização positiva de investimento, a cidade poderá ser contemplada com obras já neste ano.
 
“A cidade está com os projetos adiantados e justamente em uma das áreas que estamos priorizando, o saneamento”, adiantou o executivo sênior do setor público da CAF, José  Rafael Neto.
 
Agenda em Brasília

No dia anterior, Dimas, juntamente com o senador Vicentinho Alves (PR) e o deputado federal Aelton Freitas, esteve em reunião com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. Durante a audiência, o ministro garantiu prioridade para a obra de modernização do Aeroporto da cidade, que atende toda a região, e liberação do orçamento para abril, quando deverá iniciar o processo de licitação das obras.
 
Ainda na quarta, Dimas também conseguiu sinalização positiva para liberação de recursos para mais duas escolas de tempo integral na cidade e de recursos para as obras já em andamento na cidade, tanto de escolas como de creches. O prefeito foi recebido pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, e pelo assessor de orçamento da deputada federal Professora Dorinha, Carlos Manzini, na sede da instituição.
 
Ainda foi garantido que técnicos do FNDE irão à cidade para treinar técnicos municipais que operarão o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), que garante o andamento regular das obras e liberação de recursos dentro dos prazos previstos na execução das obras.