Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

No início da tarde desta segunda-feira, 13, a equipe multimissão a bordo do helicóptero Tocantins, 01, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), atuou, de forma decisiva, na recuperação de um veículo VW Saveiro roubado em Gurupi, horas antes e na prisão de Kleiton A. da S., 23 anos, que conduzia o carro e é o principal suspeito de cometer o crime.

Kleiton foi preso e autuado e preso, em flagrante pelo crime de furto qualificado. A ação também resultou na prisão de Luiz D. J., 45 anos e de seu filho Felipe D., 19 anos, por furto qualificado porque, segundo apontaram às investigações da Polícia, eles foram os responsáveis por “encomendar” o furto do veículo a Kleiton. Além disso, Luiz também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, já que os policiais civis encontraram em sua residência, uma espingarda de pressão, modificada para calibre 22.

A prisão

Conforme informações do Ciopaer, o veículo recuperado havia sido furtado, em Gurupi, por volta das 11h da manhã desta segunda-feira, sendo que, logo em seguida, a polícia deu início às investigações e buscas na tentativa de localizar o paradeiro da pick-up. Nesse meio tempo, a equipe da aeronave da SSP foi informada, por meio do Sistema Integrado de Operações (SIOP) sobre a ocorrência do crime e que, possivelmente, o veículo estaria se deslocando em alta velocidade com destino ao Distrito de Luzimanguês, zona rural do município de Porto Nacional.

Imediatamente, o Esquilo B3 decolou e passou a realizar sobrevoos no local indicado. Após alguns minutos, os tripulantes da aeronave avistaram uma VW Saveiro, que se encaixava perfeitamente, na descrição do veículo furtado, horas antes em Gurupi. O helicóptero então passou a realizar o acompanhamento tático do carro e, em determinado momento, efetuou a interceptação do veículo, obrigando o condutor a parar o carro.

Enquanto a aeronave fazia a contenção a poucos metros do veículo, um dos tripulantes desceu e realizou a detenção do motorista. Ao ser questionado, o homem confessou que havia furtado o carro, horas antes e que tinha a intenção de, juntamente com um comparsa que o aguardava em outro lugar, desmontar a pick-up e vender suas peças.

Os tripulantes aguardaram até que as equipes de solo da Polícia Militar chegassem e conduzissem o homem e o carro até a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, onde o delegado Rossílio de Souza Correia efetuou a atuação do indivíduo por furto qualificado.

Após a prisão de Kleiton, policiais das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), abordaram Felipe, o qual estava em atitude suspeita e um veículo sandero, a poucos metros do local da primeira ocorrência. Ele foi levado para a Delegacia, juntamente com seu pai, Luís Davantel por suspeita de envolvimento com o roubo da saveiro.

Na unidade policial, segundo a SSP, Kleiton assumiu o furto do carro afirmando que o mesmo havia sido encomendado por Luís e Felipe, sendo que mais tarde, iriam desmontar o carro e revender suas peças.

Diante dos fatos, os três foram autuados em flagrante por furto qualificado, sendo que Luís também responderá por posse ilegal de arma de fogo. Após os procedimentos cabíveis, os três indivíduos foram recolhidos à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.