Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias

Pacientes que estão na lista de cirurgias eletivas ortopédicas do Serviço de Regulação do Estado terão a oportunidade de passar por procedimento cirúrgico de alta complexidade de quadril e joelho por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). Mais de cem pacientes estão sendo avaliados no Hospital Geral de Palmas (HGP) e pelo Serviço de Regulação com a meta de que ao menos 30 desses pacientes sejam operados.

A ação, denominada Projeto Suporte, acontece de 2 a 7 de abril  no HGP e vai contar com a participação de 16 profissionais do Into.  “Ao todo, serão cem pacientes avaliados por especialistas do Into. Estes pacientes estão também cadastrados na lista da Central Nacional de Regulação em Alta Complexidade (Cnrac)”, explicou a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde, Margareth Santos Amorin.

A Secretaria Estadual da Saúde, responsável pela realização dos exames complementares (laboratoriais e radiológicos) imprescindíveis à avaliação clínica do paciente, atendeu a solicitação do Into incluindo a possibilidade de realização de novos exames dentro do centro cirúrgico. “Vale lembrar que estes procedimentos serão realizados sob coordenação e pelos profissionais vindos do Instituto de Traumatologia, com suporte da equipe multiprofissional que já atua no HGP. O Into também proverá todos os implantes ortopédicos necessários à realização da ação cirúrgica”, informou a diretora Margareth. 

Segundo o diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu, o mutirão vem em boa hora e é muito importante, tendo em vista a quantidade de pacientes que aguardam cirurgias ortopédicas. “Esta parceira vem somar ao trabalho já desenvolvido pelos nossos profissionais para diminuir a lista de espera por cirurgias ortopédicas, que são a maior demanda do HGP. Nós nos sentimos privilegiados em poder contar com este projeto tão benéfico e que ocorre em vários lugares do Brasil”, afirmou.

Agenda

Os pacientes que já passaram pela avaliação da equipe do HGP terão exames e documentação reavaliados no dia 2 pela equipe do Into. Já entre os dias 3 e 7 serão realizados os procedimentos cirúrgicos.

Projeto Suporte

O Projeto Suporte “tem como finalidade promover a estruturação das redes assistenciais em traumatologia e ortopedia no País, através de parcerias com estados e municípios, prestando assessoria técnica-gerencial, fomentando a capacitação e atualização dos profissionais que atuam na especialidade e elaborando projetos específicos para provisão de equipamentos e insumos, incentivando a criação de sistemas regionais. (Portaria GM – 401 de 16 de março de 2005) ”.