Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Dimas cumprimenta alunos da creche, presentes na solenidade Dimas cumprimenta alunos da creche, presentes na solenidade

Durante solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Elizabeth Alves Carvalho, na manhã desta segunda-feira, 3, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), anunciou que ainda este ano, no mês de agosto, entregará mais uma creche à comunidade. Anunciou também para 2017 a entrega do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos e Centro de Reabilitação de Araguaína (CER). “Essa creche entregue hoje atende toda a comunidade do Lago Azul, são mais de 400 crianças estudando no local. E nossa responsabilidade maior é com a Educação, que é a base de tudo, por isso, estamos investindo cada vez mais nessa área”, ressaltou Dimas.

Estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais Elenil da Penha e Luana Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo, secretário de Educação do Município, Jocirley Oliveira, diretora da creche, Vânia Coelho, vereadores, secretários e demais autoridades.

Homenagem

O prefeito ressaltou também a importância da homenagem à professora Elizabeth Alves Carvalho. “Em vida, a professora fez um brilhante trabalho na área da cultura, implantou a escola Sesi de música e auxiliou na implantação dessa nova fase da educação em Araguaína, é uma homenagem justa, visto que o trabalho dela sempre foi em prol das pessoas”, disse.

Presente na solenidade, o deputado estadual Elenil da Penha ressaltou o trabalho da professora Elizabeth. “Eu a conheci e fiquei muito feliz com a homenagem. Quero que os funcionários da creche contem para os alunos a história dela que é um exemplo de vida”, terminou ressaltando que Araguaína continua sendo referência na educação de qualidade.  

Qualidade

Com duas filhas estudando na creche, a dona de casa Maria Cícera Carvalho de Sousa está muito feliz. “Fico muito tranquila em deixar minhas filhas aqui, são bem cuidadas pelas professoras e o local é muito bonito e limpo” disse.

Com estrutura modelo, a creche do Residencial Lago Azul, conta com salas amplas, ar condicionado, carteiras e mesas adequadas para crianças de dois a cinco anos, refeitório, banheiros, brinquedos na área interna, almoxarifado, cozinha industrial, secretaria, sala de professores e área gramada externa

Os critérios de construção de alto padrão classificam a nova creche como Tipo B, com estrutura térrea e cinco blocos distintos de acordo com a função a que se destinam. São eles: bloco administrativo, bloco de serviços, bloco multiuso e dois blocos pedagógicos. Os cinco blocos juntamente com o pátio coberto são interligados por circulação coberta.

Na estrutura, as crianças contam ainda com nove salas de aula e 14 banheiros adaptados e com acessibilidade. O Município atende 7.230 mil crianças em 30 creches e Dimas entregará, além creches novas, a reconstrução de outras 24 unidades da Educação Infantil até o final de 2020.