Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ordenar a visitação turística nos atrativos que compõem o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), foi realizado na Unidade de Conservação, no período de 13 a 16/04, um trabalho de blitz educativa junto aos visitantes do Parque. Quando foi registrada a presença de cerca de 500 visitantes nas Dunas. A grande maioria se deslocou estado do Tocantins, por conta própria ou por meio de operadoras de turismo.

A ação contou com a participação de funcionários do PEJ e da sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão gestor da Unidade, além de participantes do Programa Voluntário pela Natureza, instituído pelo Naturatins e Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA).

Conforme a inspetora de Recursos Naturais do Instituto, Hellen Flávia Teixeira Cunha, durante o feriado prolongado,quando a visitação foi intensificada, as equipes percorreram os atrativos da região. “Esta atividade teve como finalidade controlar, monitorar, orientar e sensibilizar os visitantes de maneira que eles preservem os atrativos naturais, que possuem uma fragilidade natural do ecossistema local” adiantou.

A inspetora destacou que nesta temporada o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), recebeu três voluntárias que se inscreveram no Programa Voluntário pela Natureza, sendo uma de Palmas e duas do município de Gurupi. Ela informou que a operação se repetirá nos próximos feriados prolongados, sendo o do Dia de Tiradentes e o do Dia do Trabalho.

Programa Voluntário pela Natureza

É um programa oficial do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que possibilita o ingresso de pessoas, que queiram, espontaneamente, colaborar em atividades junto as Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Podem participar qualquer cidadão com idade superior a 14 anos, e que tenha interesse em trabalhar nas UCs gerenciadas pelo Naturatins. Será necessária a autorização dos pais para os menores de idade.  Os interessados deverão tomar conhecimento da Portaria do Naturatins nº 093, que dispõe sobre o Programa Voluntário pela Natureza.

No endereço https://central3.to.gov.br/arquivo/214097/), o interessado poderá preencher o cadastro. Após o preenchimento, o documento deverá ser enviado para o e-mail: usopublico@naturatins.to.gov.br. Depois é aguardar contato do Naturatins para o agendamento de entrevista com técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto. Caso seja selecionado, o interessado deve aguardar a convocação.