Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão abertas inscrições para processo seletivo da equipe de figurantes de "O Boneco de Barro e o Rei", série cinematográfica da Spatium Arte e Cultura. Podem participar homens e mulheres, de qualquer idade ou perfil, para figuração voluntária. Esta é a primeira série de ficção do Tocantins e a produção será veiculada em todo o País, distribuída nos 215 canais da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), por meio da Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas (Chamada Pública BRDE/FSA Prodav).

Interessados em participar, podem procurar a produção de elenco da série. Ao todo, a produção contará com 26 episódios, cada um de 13 minutos. As gravações do filme iniciaram no início do mês de abril e seguem até o final de maio, com locações nos estúdios da BR153 e Alento na Capital, chácaras do entorno de Palmas e Parque Estadual do Jalapão. Roteirizada e dirigida pelo ator Nival Correia, a obra conta com um elenco de cerca de 40 atores, todos artistas regionais.

Sinopse

Na saga, o artesão viúvo Mestre Toá molda um boneco com argila e lágrimas e foge de sua província. Nos primeiros raios do sol, o Boneco de Barro cria vida e sai numa jornada buscando algumas respostas - Porque não sou como as outras pessoas? Porque me tratam com tanta indiferença? O Boneco encontra nas províncias do Reino, vários personagens que também precisam de respostas. A série tem um enredo baseado no folclore e tradições brasileiras e é inspirado no romance “As aventuras de Pinóquio” (1883).

De acordo com o diretor, Nival Correia, trata-se de uma saga de interior, uma fábula social e contemporânea, escrita a partir das memórias de sua infância com o cordel. “Vamos contar com a riqueza estética do teatro mambembe, utilizando cenários, figurinos, maquiagem e interpretação com toda a simplicidade deste estilo”, adianta. 

Equipe

A equipe de direção, técnica e produção de "O Boneco de Barro e o Rei" conta com renomados profissionais na área do audiovisual no País, com uma equipe de mais de 40 pessoas, que conta também com renomados profissionais da produção local, como o diretor de fotografia. A equipe total do projeto conta com cerca de 80 profissionais e foram priorizados artistas das quadrilhas juninas de Palmas, como artesões, coreógrafos e dançarinos. "É um importante intercâmbio cultural e profissional. A troca de experiências garante um melhor desenvolvimento do audiovisual tocantinense", complementa Nival Correia.

Projeto

Além da Chamada Pública BRDE/FSA Prodav - 08/2015, o projeto tem apoio da Superintendência Municipal de Igualdade Racial e BR153 Imagens. O edital faz parte da segunda edição da Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas e teve seu resultado divulgado em Brasília dia 03 de Agosto. Foram 828 inscrições, nos cinco editais regionais abertos simultaneamente em dezembro de 2015, foram selecionadas 57 propostas. Os projetos resultarão em 218 horas de programação brasileira qualificada, produzida em 20 unidades federativas.

Spatium

A Spatium Arte e Cultura se consolidou como realizadora e responsável pela produção dos maiores e principais eventos culturais do  Tocantins, como Semana ISTO de Teatro, Temporada Popular de Teatro, ISTO - BR 153 e Produção e Circulação do espetáculo Teatral "Dois Idiotas pelo Brasil" e projeto "Música na Estrada".

A empresa começou produzindo obras audiovisuais para o Ponto de Cultura Cine Buriti, como os curtas “Um dia de sol”, “Renata” e “Sementes a Luiz Nunes, ano de 2013, quando criou o departamento de audiovisual, Spatium Audiovisual. Em Dezembro de 2015, a empresa realizou o 1º Ciclo de debates e Capacitação Audiovisual do Tocantins, que trouxe o oficina do diretor Sérgio Machado do filme Tudo que aprendemos juntos, e oficina de Marcelo Ikeda.  Até o final de 2017, a empresa produzirá a série “Amazon Fashion” para o Canal Fashion Box Brasil que aborda sobre a cadeia produtiva da moda Amazônica.