Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando continuidade as ações de combate ao crime de furto de água e energia elétrica, em Palmas e todo o Estado do Tocantins, no final da tarde da última sexta-feira, 5, policiais civis da Delegacia Especializada na Repressão a Crimes contra Prestadoras de Serviços Públicos (DERFAE), comandados pelo delegado Elírio Putton Júnior, efetuaram a prisão de um motorista de ônibus suspeito pela prática dos crimes de furto de energia elétrica e receptação, em Palmas.

Conforme o delegado, os investigadores da Derfae deslocaram-se até a propriedade do indivíduo, a qual fica localizada no Setor Berta Ville e constataram que no imóvel que está sendo construído no local, não existia a ligação de energia na empresa concessionária, mas havia um medidor instalado.

Por meio do número de série do aparelho, a Polícia Civil constatou que o medidor havia sido subtraído da Energisa e tinha sido baixado no sistema da empresa como sucata e, assim, deveria ter sido inutilizado.

Ainda segundo o delegado, por ter sido proveniente de origem ilícita, a posse do referido aparelho caracteriza o crime de receptação. Como o imóvel não apresenta ligação elétrica realizada pela prestadora de serviço, a energia contabilizada pelo medidor receptado não era faturada, ocorrendo, desta maneira, o crime de furto de energia elétrica.

O proprietário da residência admitiu que o referido medidor estava instalado há dois anos em sua casa e que, durante todo esse período, não pagou as constas de energia elétrica, alegando ainda que não tinha conhecimento de que quem havia instalado o medidor em sua residência.

Diante dos fatos, o autor foi preso e autuado em flagrante pela prática dos crimes de furto de energia elétrica e receptação. Após os procedimentos cabíveis, o homem foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Palmas, (CPPP), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. (Ascom SSP/TO)