Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois da etapa realizada em Araguaína, teve início nessa quarta-feira, 10, no auditório da Fundação Unirg, a Conferência Macrorregional das Mulheres e Vigilância em Saúde de Gurupi, que se encerra nesta próxima sexta-feira dia 12. As macrorregionais que acontecem nas regiões Norte, Sul e Central do Estado são relativas à 1ª Conferência  Estadual de Vigilância  em Saúde (CEVS)  e a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMU). Os eventos são etapas preparatórias para as Conferências Estaduais, como a Conferência Estadual da Mulher, que acontece nos dias 13 e 14 de junho, e da Vigilância em Saúde, entre os dias 29 e 31 de agosto.

Durante as plenárias, que acontecerão dentro de cada conferência, serão eleitos delegados e delegadas para participarem da Conferência Nacional, atendendo a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 453/2012. A última etapa, que acontece em Palmas, será realizada entre os dias 17 e 19 deste mês.

As discussões em torno do tema Vigilância em Saúde abordarão as diretrizes para a formulação da Política Estadual de Vigilância em Saúde e tem a finalidade de fortalecer ações e programas. Segundo a superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde do Tocantins, Liliana Fava, o destaque dos debates está voltado para a padronização do território de abrangência, tanto para Vigilância em Saúde quanto para a Atenção Primária. “É necessário que o território de abrangência da Vigilância em Saúde, que são os imóveis, seja unificado com a abrangência da Atenção Primária que atua junto as quadras, assim as políticas e ações poderão ser melhor direcionadas”, avaliou.

Já a conferência voltada para a Saúde da Mulher tem como desafio abordar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Os quatro eixos de discussão abordarão o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; a vulnerabilidade nos ciclos da vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher, bem como a as políticas públicas e participação social.

O secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde (CES), Osmar Pegoraro, explica que após o término das macrorregionais, os relatórios com as propostas deliberadas em plenário e os respectivos delegados representantes das macrorregionais na Conferência Nacional, serão encaminhados ao conselho. Após consolidadas, as 48 propostas relacionadas à Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMU) e as 96 relacionadas à Conferência Estadual de Vigilância  em Saúde serão liberadas para a Conferência Nacional, juntamente com os 28 delegados. 

Com o intuito de que a programação tenha uma legítima representatividade, o primeiro secretário do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício, conclama os conselhos municipais para que se empenhem em levar o maior número de usuários possível. “É necessária a participação desse público, uma vez que eles são os  verdadeiros  dependentes do sistema”, apontou.

Inscrições

A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde, Aurélia Farias de Santana Cândido, segue lembrando que as inscrições podem ser realizadas no site da Secretaria de Saúde, por meio do link http://saude.to.gov.br/noticia/2017/4/12/inscricoes-para-conferencia-de-vigilancia-em-saude-e-da-mulher/. O evento será aberto aos conselheiros municipais, gestores e sociedade civil organizada.