Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), recebeu nessa quinta-feira (18), em seu gabinete, a visita dos representantes do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins, Janaina Aires, que é vice-presidente do Fórum, e os demais membros Ana Rúbia Macedo e James Possapp, que vieram buscar apoio do deputado no sentido de destinar emenda parlamentar para o fortalecimento das ações de turismo no estado.

Durante a conversa com representantes do Fórum sobre a realidade do turismo no estado, o deputado foi enfático e criticou a falta de investimentos do governo na área. “O turismo aqui só tem conversa, você abre o orçamento e vê que não existem políticas públicas para o fortalecimento do setor. Infelizmente os investimentos no Tocantins são feitos sobre a ótica da política e não sobre a ótica do estado de estruturação, desenvolvimento econômico e sustentável”, observou o deputado destacando que as emendas parlamentares por si só não resolverão os problemas enfrentados pelo setor.

O deputado sugeriu a participação dos representantes do Fórum de Turismo dentro da Comissão do Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado. “Vocês precisam vir para dentro da Comissão que tem a temática do desenvolvimento. O turismo por meio de seu conjunto de atividades produtivas interligadas impulsiona o crescimento e o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma região”, ressaltou.

O deputado ainda disse que a proposta é interferir por meio da Comissão, na elaboração do orçamento do Estado. “Através da Comissão colocaremos o turismo também como uma das ações estruturantes de desenvolvimento econômico para o Tocantins. Daí vamos brigar para obtermos orçamento para o setor”, apontou o deputado se comprometendo em entrar na luta ao lado dos membros do Fórum na busca por melhorias e investimentos na área.

“O Tocantins é um estado rico em potenciais turísticos, mas infelizmente as atividades turísticas ainda não se consolidaram devido à falta de planejamento e investimentos no setor.  Então venham para dentro da comissão e vamos debater o assunto, traçarmos estratégias para fazermos com que o turismo se torne prioridade dentro dessas novas políticas que o governo precisa adotar, como inovação, ciência, tecnologia, educação e saúde de qualidade”, finalizou.

A vice-presidente do Fórum Janaina Aires disse que a falta de estruturação é um dos maiores desafios enfrentados pelo turismo no estado, e que busca apoio parlamentar para fortalecer as ações. “Decidimos vir buscar ajuda dos deputados para que possamos ter na Assembleia um representante apoiando a área do turismo, que é uma atividade que vem crescendo no Tocantins, mas que falta apoio e conscientização política da importância dessa atividade para o desenvolvimento do estado”, disse.

“O deputado Paulo Mourão, que nos recebeu muito bem, propôs incluir as atividades de turismo dentro do debate da Comissão Especial. Achamos muito oportuno e vamos participar sim, para que possamos fazer com que a atividade turística seja representativa no Tocantins”, avaliou Janaina.

Ainda segundo a vice-presidente o principal gargalo enfrentado hoje pelo Tocantins é falta de estruturação física. “É preciso investir mais na melhoria das estradas, empreendimentos de hotelaria e agenciamento. Temos visto muitos investimentos na questão da divulgação. Divulga-se o estado e faz pouco na relação de estruturação do turismo. As ações precisam caminhar juntas. Porque o turista chega aqui com uma expectativa muito grande e não tem a estrutura adequada. Temos atrativos, mas não são suficientes para atendê-los”, explicou.